sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Coutinho – o Renovador

No domingo, dia 2 de fevereiro, o Brasil foi surpreendido com a notícia da morte trágica de Eduardo Coutinho, um dos nossos mais importantes cineastas. Renovador da linguagem audiovisual reconhecido em todo o mundo. O setorial de Cultura do PT se solidariza com sua família e seus amigos nessa imensa dor.
Para os militantes do Setorial de Cultura do PT, Coutinho foi uma referência não apenas pela inestimável contribuição que deu no desenvolvimento do Documentário e do Cinema mundial, mas também pela postura que manteve diante do seu trabalho.
Em uma era marcada pelo culto à personalidade, pela inexplicável importância dada pela mídia às “celebridades”, que surgem e desaparecem sem deixar saudades, pela condição de “gênios” atribuída a artistas muito mais competentes na autopromoção do que no desenvolvimento de uma obra sólida e consequente, Coutinho era uma nota dissonante.
Não gostava de ser chamado de mestre, e via a si mesmo como um trabalhador, um “operário do Cinema” como ele mesmo dizia. Ao contrário do que se assiste hoje em dia, Coutinho não se colocava à frente da sua obra.
Para todos os trabalhadores e trabalhadoras da Arte, seu exemplo permanece cada dia mais forte e vivo, e para nós, petistas, seu filme “Peões”, em especial, é um chamado constante e profundo sobre as nossas próprias raízes, sobre os motivos que impulsionaram o nosso caminho na construção de um Partido dos Trabalhadores.
Hoje Coutinho já descansa em paz, mas sua obra não.  Sua obra permanece com incansável chamado à luta pelo fortalecimento da Cultura brasileira, e dos trabalhadores da Cultura, e seu exemplo nos anima e fortalece.
Setorial de Cultura do PT.



Nenhum comentário:

Postar um comentário