sábado, 15 de janeiro de 2011

Política Cultural & Moda



por Vivi Martins

Nos últimos dois anos tivemos um processo que resultou em um marco histórico no que tange a política pública referente ao setor de moda no Brasil.

Com o reconhecimento do Governo Federal - através do Ministério da Cultura - da moda como cultura existe hoje um começo de reflexão coletiva acerca da virtude de sua inclusão como política pública. Surge então um suspiro no meu peito porque sou do grupo que afirma e cultua a certeza de que só se constrói uma sociedade para o bem geral através da arte da política.

Em minha visão a inserção da moda como setorial no MinC tem como principal função proporcionar a diversidade cultural que existe nesse país o exercício de seus direitos em ações, projetos e programas, englobando a busca de um mundo justo, solidário, cultural, sustentável e com valores, éticos e morais. É uma luta diária q se dá primeiro por um inexistente mapeamento e depois diagnóstico do que existe e do que falta em toda sua transversalidade de ações mas que precisa começar em um ponto. Que seja pela cultura!

Não é uma discussão simplista e muito menos tão complexa q se torne inatingível.

No meu entendimento uma das melhores definições da moda como setor cultural é a de Aristóteles do homem como um animal político que diz que todo homem é essencialmente destinado à vida em comum na polis e somente aí se realiza como ser racional. A moda como um animal político por ser exatamente um animal de linguagem, sendo a vida ética e a vida política artes de viver segundo a razão.

Sem visão humanista e ampla a política pública na área só se aplica a uns e somos milhões na cadeia produtiva em um PAÍS DE TODOS.

No livro Vencer é Possível o grande Nelson Mandela diz:

"... para que um vença, todos têm de vencer. Somos um povo com um destino. Todos nós temos de assumir a responsabilidade pela melhoria de nossas condições e nos preparar para dar o melhor de nós para benefício de todos.” A política pública em moda deve ter esse viés."

Vivi Martins é designer e ativista em prol da moda brasileira.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto!

    A moda nos revela o que pensa, o que sente, o que imagina e o que sonha cada brasileiro. A moda também tem que fazer parte dos debates da pólis.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir