Companheiras e Companheiros
O legado de Solano Trindade é um dos maiores Bens Culturais do Brasil. No evento de estréia do documentário que conta parte de sua vida, além da história, conhecemos seus parentes e alguns detalhes que só o povo mais chegado conhece.
Poetas, escritores, artistas plásticos, músicos, compositores e amantes do cinema lotaram o Teatro Raul Cortez, mostrando a força cultural da Baixada Fluminense.
Estava no ar o orgulho de uma produção independente, realizada com artistas e produtores locais. Um exemplo de garra e superação sem igual.
Como já expliquei, minha alegria se torna maior, pois, conheci o projeto ainda em sua fase inicial, lá na Biblioteca Comunitária, em Cangulo, há anos atrás.
Álvaro Maciel - 28/07/2011.
“Vento forte do Levante – Solano Trindade”
Quando pensamos na Biblioteca Comunitária no Cangulo, não havia outro nome homenagear do que Solano Trindade. Uma varanda, centenas de livros, um nome e a Esperança de que a partir dali faríamos ecoar em Duque de Caxias a importância que Solano tinha não somente para nossa cidade, mas para todo o Brasil.
E quando pensamos num documentário sobre Solano Trindade, não hesitamos em convidar Rodrigo Dutra, não somente por sua petulância política, ou pela veemência de suas atitudes e posições, mas pela ligação mais que ideológica com Solano, é a aspiração do sonho de uma sociedade justa e solidária que Solano também tanto acreditou e lutou.
“Vento forte do Levante” vem coroar uma nova geração que mais do que nunca se inspira em Solano, não somente porque ele foi e continua sendo o Poeta do Povo, mas essencialmente é o que mais representa o novo pulsar cultural de Duque de Caxias. Resistimos com nossas próprias forças, mas a abnegação e compromisso com suas raízes nos inspira a continuar lutando, não somente por Solano Trindade se fazer vivo em nossas mentes, mas por todos aqueles que ainda acreditam num Vento forte do Levante ainda é possível!
Antonio Carlos de Oliveira
Caminhante Sonhador
Nenhum comentário:
Postar um comentário