quarta-feira, 18 de setembro de 2013




Uma Política Cultural Contemporânea para o Rio

Não podemos negar o olhar que assumimos sobre os Pontos de Cultura,  como um dos principais legados do governo Lula. A importância do Cultura Viva para a diversidade cultural brasileira se transformou num processo irreversível.  Através de núcleos, específicos ou plurais, que agregam valores comunitários no  exercício   do direito à Cultura.

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, ao assumir a responsabilidade da publicação da versão carioca Cultura Viva, reconhece o potencial de atores populares, que atuam, simultaneamente nos campos da arte, produção,  gestão   formação, circulação e difusão cultural.


A valorização das iniciativas culturais de grupos, ditos “periféricos”, fortemente engajados à vida comunitária, cria condições para o fortalecimento de uma rede bastante significativa do ponto de vista político.  As experiências anteriores, tanto no governo federal como nos estados brasileiros, mostram que é um modelo exitoso de política pública cultural,  com extrema força de troca de saberes e de fomento ao fazer político, através da rede de Pontos de Cultura, constituída por membros articulados, virtual e presencialmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário