quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Nota de Repúdio à Medida Provisória do Governo Temer que ataca o caráter público da EBC



Quando lemos o artigo “URGENTE!!! SAIU A MEDIDA PROVISÓRIA QUE ATACA O CARÁTER PÚBLICO DA EBC”, de autoria de Jonas Valente, coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do DF e trabalhador da Empresa Brasil de Comunicação; decidimos  imediatamente pela emissão de uma Nota de Repúdio à truculência do governo Temer contra uma empresa tão importante como a EBC, que deve ser preservada e bem cuidada como patrimônio do povo brasileiro.

Em diversos momentos, a luta da Cultura está muito próxima à luta da Comunicação; em atos públicos, fóruns de debates e manifestações de rua. Muitos dos nossos militantes, inclusive, atuam nas duas frentes, Cultura e Comunicação. Como militantes culturais, queremos, mais uma vez, defender a EBC - Empresa Brasil de Comunicação - da ameaça  intervencionista  de um governo ilegítimo, que vem praticando atos truculentos contra o trabalho e os trabalhadores de diversas áreas.

Queremos somar nossas forças aos protestos dos servidores, às manifestações de movimentos sociais e ao posicionamento dos partidos PT, PCdoB, PSOL, PDT e Rede que defendem a EBC como empresa pública. Não há exagero nenhum em pensarmos e agirmos como se estivéssemos assistindo ao ensaio para a completa extinção da EBC. É exatamente esse o nosso sentimento. Tememos sua extinção e a distribuição de seus servidores para outros órgãos públicos, neste momento de grandes ataques aos direitos socais, pois sabemos que o atual governo colocou na conta dos “grandes gastos públicos a serem cortados” o item “cargos comissionados”.

Estamos diante de uma tentativa infame de privatização de uma empresa pública, construída com o suor dos brasileiros, que presta serviços estratégicos ao país, de informação e entretenimento, comprometidos com a inclusão social e a cidadania.

Somos totalmente contrários à medida do governo Temer, que descaracteriza a EBC como empresa pública;  acaba com o Conselho Curador;  com o mandato do diretor-presidente; com o artigo que reafirma a autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão; e muda o Conselho de Administração, incluindo mais representantes do governo (Ministérios da Educação e da Cultura). Consideramos essa medida provisória  uma afronta à Democracia.

Defendemos o estrito cumprimento da lei 11.652/2008,  que instituiu os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública explorados pelo Poder Executivo ou outorgados a entidades de sua administração indireta. Não podemos abrir mão dos direitos expressos na Constituição Federal. Seguiremos firmes na luta pelo restabelecimento da Democracia no Brasil.





Secretaria Estadual de Cultura – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário