quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

II Encontro de Gestores e Pontos de Cultura

II Encontro de Gestores e Pontos de Cultura da Região Serrana no Hotel Village em Papucaia - Cachoeiras de Macacu, começa com todo vapor . Temas importantes em discussão no cenário regional e nacional da cultura foram levantados, como: Cultura Digital: Informação e integração em redes sociais, abrdados por: Dilma Ferreira do Nascimento( Historiadora Social da Cultura) e Adriano Belisário ( SEC -RJ) e ainda Patrimônio Cultural: restauração, conservação, conscientização social e preservação temas abordados  por Luciene Figueiredo ( Superintendência de museus da SEC- RJ), Sérgio Linhares(INEPAC) e Cascia Frade(Decult SR3 UERJ) . 

Tiveram ainda grupos de trabalho dos Fóruns de Gestores e dos Pontos de Cultura da Região Serrana dando continuidade aos trabalhos iniciados no primeiro Encontro realizado em São Pedro da Serra. Foi muita aula para um dia só!!!!! Maravilhoso!!!Amanhã o encontro continua com palestras debates e atividades nos Pontos de Cultura Se Liga na Praça e Seiva. Viva a Cultura e Viva  Cachoeiras de Macacu!!!!!!

Em seu segundo dia de atividades a presença ilustre da Professora Dra. Geni Amelia Nader ( Universidade Santa Dorothéia) com a oficina: “Reinventando a vida” e culminância com a visita ao Ponto de Cultura Se Liga na Praça  onde aconteceram diversas atividades: Exposição de Artes do desenhista Jr.Oliveira que encantou os expectadores com sua precisão, apresentação de música dos alunos do professor de violão, Wood: Pedro Bernardo e Leonan Nascimento que emocionaram o público com o repertório clássico, incluindo Brasileirinho e Tico-Tico no Fubá. Apresentação do Grupo de Dança Infantil do Espaço Livre que trás com amor, muita alegria, singeleza e respeito o trabalho de pesquisa do corpo e da cultura afro-brasileira liderado pela professora de dança Michelle Lima. O evento contou ainda  com a inauguração oficial da Sala de Cinema e Exposições do Ponto de Cultura Se Liga na Praça, onde os Secretários e Pontos presentes puderam assistir ao vídeo institucional da LAC – Legião dos Amigos de Cachoeiras, do Se Liga na Praça, e ainda o documentário  “Vidas pela Arte produzido” pelo Diretor de Cinema Rafael Porto.

O grupo CIRANDARIA previsto para encerrar o evento não pode contar com a presença dos secretários e dos Ponto de Cultura das cidades vizinhas em função da hora para o retorno aos lares, o que não impediu que acontecece uma linda roda de ciranda celebrando toda aquela atmosfera de arte, cultura, amor, parcerias e solidariedade, contruidas por nós, equipe Se Liga, por cada Secretário de Cultura e Ponto de Cultura presente e pela COMCULTURA que proporcionou este encontro.

Maísa Bernabé: Diretora do Centro de Arte e Cultura Espaço Livre e Produtora Executiva do Ponto deCultura Se Liga na Praça agradece a toda a equipe que tornou este momento possível e mágico: Sônia Bernabé, Michelle Lima, Rafael Porto, Rádima Carvalho, Luiz Rogick, Renato Bernabé, José Álvaro, Wood, Pedro Bernardo, alunos e pais pela confiança e aos artistas Léo  Ramos, Túlio Ramos e a Comcultura

Tudo o que um sonho precisa é de alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Valeu galera cultural !!!

Maísa Bernabé.

Moção de Apoio aos integrantes da Cia de Ballet de Niterói


Vimos através desta, expressar o nosso apoio à luta dos bailarinos e bailarinas, integrantes da Cia de Ballet de Niterói, que vem sofrendo represálias desde que os servidores da companhia realizaram ato de protesto, em meados de novembro/2011  para reivindicar melhores condições de trabalho e salariais.
Foi comunicado ao MP-RJ que a companhia realiza seus ensaios num galpão alugado no centro de Niterói, em condições inadequadas. Há um outro comunicado ao MP-RJ que, segundo legislação em vigor, a Companhia é tombada imaterialmente pelo município - fato político relevante na luta dos bailarinos.
A Secretaria Estadual de Cultura do PT/RJ classifica como arbitrário o ato de exoneração dos diretores da Companhia, efetuado pelo presidente da Fundação de Arte de Niterói, a pedido do Prefeito da Cidade, dois dias após a manifestação.  Repudiamos também a forma como foram tratados os bailarinos concursados, avisados por telefone, de que seriam colocados em férias coletivas.  Atitudes essas incompatíveis com os  avanços conquistados  nos últimos anos, pela República Federativa do Brasil, em busca da consolidação do estado democrático brasileiro.
Sem mais para o momento, colocamo-nos ao inteiro dispor para acompanhar e apoiar a luta dos artistas profissionais da Cidade de Niterói.
Niterói, dezembro de 2011.
Coletivo Estadual de Cultura do PT/RJ

Secretário de Cultura da cidade do Rio promete honrar acordo de cooperação com MinC para a implantação do Sistema Municipal de Cultura



O Presidente da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura, Vereador Reimont, juntamente com membros do Conselho Provisório de Cultura do Rio de Janeiro, SeCult PT/RJ, PCult, Mandatos de outros partidos e representantes dos movimentos populares, reuniram nesta segunda-feira 05/12/2011,  com o Secretário Emílio Kalil.

Nessa reunião foi acertado que será concluído o Plano de Trabalho da Secretaria para honrar o Acordo de Cooperação firmado com o Ministério da Cultura para a implantação do Sistema Municipal de Cultura.

A importância estratégica da formalização do Conselho Municipal de Cultura, como parte do CPF da Cultura por diversas vezes foi defendida nas reuniões da Frente.

Como será feito: o Secretário Kalil prometeu publicar uma Resolução que designa  representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura.  

Foi marcada   uma reunião do Conselho Municipal de Cultura Provisório, que será na primeira quinzena de janeiro de 2012; que convocará eleição para a nova gestão do Conselho. 

Estas são conquistas valiosas para a nossa Cidade, há muito reivindicadas. Queremos destacar o trabalho  Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura, que realizou uma verdadeira vigília para chegarmos até aqui. A tática da Frente foi priorizar a Cultura para além de interesses partidários.Dessa forma, o PCult e os movimentos populares tiveram espaços garantidos e participação relevante. O exemplo da Capital  poderá servir de motivação para outros municípios do RJ que lutam pela implantação de seus Sistemas Municipais de Cultura.  

Nosso grito de guerra cada vez ganha mais fôlego: Somos Todos Pela Cultura! 

Parabéns à  Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura 

Convidamos a todos e todas para confraternização da Cultura, dia 13/12/2011 20h - Rua do Mercado esq. rua do Rosário, Centro/Rio

Álvaro Maciel - Secretário Estadual de Cultura do PT/RJ