quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

II Encontro de Gestores e Pontos de Cultura

II Encontro de Gestores e Pontos de Cultura da Região Serrana no Hotel Village em Papucaia - Cachoeiras de Macacu, começa com todo vapor . Temas importantes em discussão no cenário regional e nacional da cultura foram levantados, como: Cultura Digital: Informação e integração em redes sociais, abrdados por: Dilma Ferreira do Nascimento( Historiadora Social da Cultura) e Adriano Belisário ( SEC -RJ) e ainda Patrimônio Cultural: restauração, conservação, conscientização social e preservação temas abordados  por Luciene Figueiredo ( Superintendência de museus da SEC- RJ), Sérgio Linhares(INEPAC) e Cascia Frade(Decult SR3 UERJ) . 

Tiveram ainda grupos de trabalho dos Fóruns de Gestores e dos Pontos de Cultura da Região Serrana dando continuidade aos trabalhos iniciados no primeiro Encontro realizado em São Pedro da Serra. Foi muita aula para um dia só!!!!! Maravilhoso!!!Amanhã o encontro continua com palestras debates e atividades nos Pontos de Cultura Se Liga na Praça e Seiva. Viva a Cultura e Viva  Cachoeiras de Macacu!!!!!!

Em seu segundo dia de atividades a presença ilustre da Professora Dra. Geni Amelia Nader ( Universidade Santa Dorothéia) com a oficina: “Reinventando a vida” e culminância com a visita ao Ponto de Cultura Se Liga na Praça  onde aconteceram diversas atividades: Exposição de Artes do desenhista Jr.Oliveira que encantou os expectadores com sua precisão, apresentação de música dos alunos do professor de violão, Wood: Pedro Bernardo e Leonan Nascimento que emocionaram o público com o repertório clássico, incluindo Brasileirinho e Tico-Tico no Fubá. Apresentação do Grupo de Dança Infantil do Espaço Livre que trás com amor, muita alegria, singeleza e respeito o trabalho de pesquisa do corpo e da cultura afro-brasileira liderado pela professora de dança Michelle Lima. O evento contou ainda  com a inauguração oficial da Sala de Cinema e Exposições do Ponto de Cultura Se Liga na Praça, onde os Secretários e Pontos presentes puderam assistir ao vídeo institucional da LAC – Legião dos Amigos de Cachoeiras, do Se Liga na Praça, e ainda o documentário  “Vidas pela Arte produzido” pelo Diretor de Cinema Rafael Porto.

O grupo CIRANDARIA previsto para encerrar o evento não pode contar com a presença dos secretários e dos Ponto de Cultura das cidades vizinhas em função da hora para o retorno aos lares, o que não impediu que acontecece uma linda roda de ciranda celebrando toda aquela atmosfera de arte, cultura, amor, parcerias e solidariedade, contruidas por nós, equipe Se Liga, por cada Secretário de Cultura e Ponto de Cultura presente e pela COMCULTURA que proporcionou este encontro.

Maísa Bernabé: Diretora do Centro de Arte e Cultura Espaço Livre e Produtora Executiva do Ponto deCultura Se Liga na Praça agradece a toda a equipe que tornou este momento possível e mágico: Sônia Bernabé, Michelle Lima, Rafael Porto, Rádima Carvalho, Luiz Rogick, Renato Bernabé, José Álvaro, Wood, Pedro Bernardo, alunos e pais pela confiança e aos artistas Léo  Ramos, Túlio Ramos e a Comcultura

Tudo o que um sonho precisa é de alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Valeu galera cultural !!!

Maísa Bernabé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário