sexta-feira, 13 de abril de 2012

Regionalização – o novo caminho petista para o Estado do Rio de Janeiro


No dia 01 de abril de 2012, iniciou-se uma nova perspectiva para Secretaria Estadual de Cultura do Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro, na busca de um novo modelo de articulação dentro do estado e na organização partidária. Desde longa data, este coletivo vem apontando para necessidade de aprofundar a regionalização como principio para um novo modelo de articulação social e partidária. Perceber e fortalecer os agrupamentos dos municípios, onde a política real se dá de fato, em organizações regionais, é fundamental para potencializar uma política de integração estadual, percepção cada vez mais nítida para conjunto da militância. Não sei, exatamente, se o nosso coletivo é o primeiro a dar o passo efetivo nesta direção, mas o concreto é que nos o realizamos ao agraciarmos uma chapa única atendendo, tanto o campo da regionalização, como o das correntes de uma maneira geral.
                 A primeira tarefa, finalmente, a fizemos. Cabe agora identificar as nossas prioridades de ações. No meu ver, elas se dividem em dois campos: uma pela organização interna partidária e outra na construção de diretrizes de atuação na sociedade.
                 No campo da organização partidária o desafio atual é aprofundar e empoderar a perspectiva da regionalização, identificando na conjuntura do momento quais as regiões (conjunto de municípios) avançam para ampliação do quadro partidário e para conquista do espaço político eleitoral, fortalecendo suas lideranças e ações nas instâncias partidárias.
                 Já no campo da interlocução com a sociedade é prioritária a definição de diretrizes e metas que consolidem um programa municipal que consequentemente, aponte para integração regional como modelo de desenvolvimento político, social e econômico.
                  Ademais, fica o nosso apoio e saudações ao Secretario eleito Álvaro Maciel que ao longo do seu primeiro mandato teve a capacidade de semear as bases para esta nova empreitada que se apresenta como avanço para nós petistas do Estado do Rio de Janeiro. 
 Linno Rocca é Subsecretário de Cultura de Nova Iguaçu.

Um comentário:

  1. Conersando com Jorge Cardozo, Marília e Jeferson em Nova Iguaçu, domingo passado (15), comentamos e analisamos essa possibilidade real da regionalização da SeCult-PT e de como se daria nossa atuação nesse sentido. Apesar de eu não votar no Setorial de Cultura, os mais próximos sabem que tenho atuação incisiva em dados momentos. Com isso, afirmo que podem contar com esse humilde militante para auxiliar nesse projeto.

    Saudações Culturais e Socialistas!

    Rodinei Costa
    Músico, Desenvolvedor e WebDesigner
    Coord. Est. de Organização da Militância Socialista

    ResponderExcluir