quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Fomento à Cultura x Gestão Cultural

O debate sobre a questão dos diversos mecanismos de financiamento cultural não é novidade para o Coletivo Estadual de Cultura do PT/RJ e envolve o criador, o produtor cultural, gestores  e os agentes de financiamento, público ou privado.

 Apesar de repetitivo, entendo ser  necessário voltarmos ao debate que envolve a demanda de fomento da área produtiva até à entrega desses bens e serviços culturais ao consumo e fruição da população; sem esquecer que defendemos a ampliação do acesso também para o campo da produção, não apenas do consumo. Outro ponto básico e que não pode ser esquecido é a política de "criação de público".  Não é difícil depararmos com bons eventos culturais, praticamente vazios, financiados com verba pública. Fomento e Gestão estão interligados, pois, não basta haver boas fontes de financiamento à cultura sem o acompanhamento de bons gestores culturais.

A Gestão Cultural é uma atividade relativamente nova no Brasil e implica em planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades lúdicas e econômicas dentro do setor cultural, em contato direto com as políticas públicas e a administração das organizações culturais. Como bem lembramos no documento Carta de Vassouras, um bom gestor  não nasce feito, é preciso investimento em formação e qualificação.  E uma das peculiaridades é o respeito e a sensibilidade à liberdade de expressão cultural/artística do setor criativo.  

Dessa forma, podemos concluir que a qualificação em gestão cultural é um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas instituições culturais públicas e privadas  e deve envolver a definição da Missão e da Visão, seguida pela elaboração do planejamento estratégico, gestão financeira,  de pessoas e de espaços culturais.


Álvaro Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário