sexta-feira, 1 de julho de 2016

Junho/2016 – O Mês da Utopia

A SECULT PT/RJ parabeniza o Festival Internacional da Utopia e ressalta a sua importância simbólica e política para a conjuntura por que passa nosso país, assolado por um golpe de Estado.  Parabéns ao Prefeito Washington Quaquá e a toda equipe que abraçou o projeto desde as primeiras conversas até torná-lo realidade.




Com o propósito de construir uma nova utopia para a esquerda  e em busca de novos caminhos para um mundo novo, entre quarta ( 22) e domingo (26) aconteceu em Maricá-RJ,  o primeiro Festival Internacional da Utopia. A cidade  que fica  no litoral norte do estado,  pela primeira vez em sua história, recebeu  ativistas, artistas, políticos, intelectuais e agentes culturais de diversas  partes do mundo para a realização de um evento de natureza político cultural.  As primeiras linhas do projeto passaram pelas mãos e imaginação do prefeito Washington Quaquá e Pedro Gerolimich, também conhecido como Pedro do Livro, que rapidamente contagiou a cidade, o estado para depois se tornar internacional.

O Utopia foi uma iniciativa da prefeitura de Maricá em conjunto com movimentos sociais de diversos países da América Latina, que se reuniram para debates sobre cultura, Estado, meio ambiente, economia, valores e sociedade, em busca de  saídas não capitalistas para os problemas que afetam os povos em todo o mundo.   




Mídia Livre, Fogueira e Diversidade Cultural


Foi bonito ver diversos veículos de comunicação, mídias livres e jornais tradicionais, instalarem-se no Centro da Cidade e na Barra de Maricá para cobertura do evento. No acampamento, a fogueira espantou os bichos perigosos e os maus espíritos. Esquentou os corpos e abriu passagem para o bom debate sobre métodos e alternativas para se alcançar uma sociedade melhor em termos de igualdade, oportunidades e liberdade.   Toda experiência, trocada nos debates e demais atividades, era vivida no acampamento que , além de estender a programação geral, abrigou 1498 pessoas de 56 cidades de 11 estados (RS, PR, SC, ES, PE, RJ, SP, DF, GO, MG, AP, RN) e ainda 8 países (Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Venezuela, México, EUA e Suíça) . Dados recolhidos apenas no acampamento! Destacamos a presença dos povos tradicionais da região os indígenas da aldeia Guarani M'Bia eo  Cacique Darcy Tupã, da aldeia Ka'aguy Howy Porã.  





Cine & Rock  - Juventude e Utopia


A onipresença do Cine & Rock, movimento de cultura e juventude,  que circula e interage com outros movimentos através do audiovisual e da música, mostrou que dialoga muito bem com a política.  Sob a coordenado do  companheiro Léu Oliveira,  o estúdio móvel ( o Buzão) foi instalado na praça central da festa e se transformou  no ponto de encontro da Secult PT RJ;  motivo de muitas selfs e novas parcerias para o projeto que é realidade em Rio das Pedras.





Atrações Internacionais e Locais


As atrações artísticas não ficaram atrás e foram escolhidas a dedo. Artistas engajados que deram o tom político que o festival sugeria: Emicida, Beth Carvalho, Detonautas, Racionais  e os debatedores Eduardo Suplicy, Danny Glover, Aleida Guevara, João Stedile, Vandana Shiva, dentre outros, se encaixaram como luva ao formato  progressista do Utopia e puderam circular e viver o festival em sua mais pura essência.

E falando em artistas... vale lembrar o sucesso dos Saraus da Utopia, processo de pré construção do grande encontro, com apresentações musicais, doação de livros e batalhas de poesias. Fase que revelou artistas raros e especiais de Maricá, como Bruna Mendes que sacudiu a abertura do show dos Detonautas e a menina Sophia, filha do saudoso companheiro Carlos Manoel e da companheira Simone Barcellos.






O Encontro de Sonhos

                                                                                                                                         
O Utopia foi um encontro histórico e encantador. Em tempos de corações tristes, corpos cansados e muita vontade de luta, importantíssimo para o Brasil e América Latina, onde grupos e indivíduos, militantes de causas, às vezes, ditas “impossíveis” deram exemplos e ideias para novas  formas de luta, de reflexão e de articulação na busca de horizontes mais promissores para a vida.  Mulheres,  negros e negras,  gênero,  juventude, LGBTs , sem terra, sem teto, dentre outras minorias, sonharam e buscaram se solidarizar uns às causas dos outros.

E dentro de um sério questionamento ao Capitalismo, através da discussão de valores que mobilizam a militância política e cultural e  em busca de uma vida mais igualitária; duas grandes homenagens marcaram, sobretudo, a lembrança de amigos e companheiros de Carlos Manoel e Cristina Dorigo, petistas históricos, essencialmente de luta que deixaram seus legados na história do Partido dos Trabalhadores. Foram nas tendas dos trabalhadores e da educação, na feira literária a justa homenagem à memória desses dois ilustres companheiros. Cristina Dorigo, presente!  Carlos Manoel, presente!

A Secretaria Estadual de Cultura do PT/RJ agradece a cada um e a cada uma que acreditou neste projeto e colaborou de alguma forma para sua realização. Vimos em maricá que a Utopia não é algo tão intangível assim! Que venha o próximo! Que venha com mais força ainda!  Viva o sonho de um mundo melhor! Valeu Quaquá! Valeu Galera!

( Textos de Álvaro Maciel e Fernanda Camargo)




     






 


           



Nenhum comentário:

Postar um comentário