terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Presente de Yemanjá de Niteroi - tradição e fé no calendário oficial da cidade




O Tradicional Presente de Yemanjá de Niterói teve mais uma edição realizada na quinta-feira, 02/02/17, através da Yalorisá Tânia de Iansã, numa tarde de muita luz e fé. O ponto onde se realiza a festa religiosa anual está bem demarcado: Praia de Charitas, em frente à Casa do Caranguejo,  a partir das 17h.

Rita Diirr, produtora e organizadora do evento pela ONG INAC (Ingá Núcleo de Ação Comunitária) destaca a importância dos grupos culturais e dos movimentos de resistência que demandam políticas  junto ao poder público.

 - “Através da luta os movimentos sociais conseguiram algumas conquistas, mas é preciso avançar mais. Os grupos ligados à cultura afro-brasileira estão se organizando em diferentes frentes, como por exemplo, no empreendedorismo como forma de se profissionalizar, se auto sustentar e de enfrentar esse período de crise.”  

Para Rita a participação do poder foi fundamental nesse processo, que envolveu a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos nesse processo, através da secretária Verônica Lima, como também da Secretaria de Cultura/FAN e do Executivo através da CEPPIR.  

- “O olhar diferenciado da gestão pública, com mais sensibilidade e humanidade, é determinante para que o respeito à liberdade religiosa possa garantir a cultura de paz e de união que buscam as religiões.Trabalhar a questão religiosa é central no que se refere à luta pelo direito à cidade, tendo em vista os momentos sombrios de perseguição, preconceito e intolerância que as religiões de matrizes africanas têm sofrido. A manutenção dessa festa é uma vitória do povo de terreiro e da população em geral.”

Jorge Zulu, que também faz parte da ONG INAC, acompanha a festa há muitos anos. Ele participou, inclusive, da discussão para elaboração da lei. Em 2006, após a apresentação do P.L. surgiu um intenso debate na cidade em torno da questão religiosa.

- “A elaboração e a tramitação do Projeto de Lei n° 126/2006, de autoria  do  vereador André Diniz, teve ampla  participação dos movimentos culturais da Cidade de Niteroi. Por isso não podemos esquecer que o Presente de Yemanjá é uma conquista do povo de terreiro, consolidada através da Lei n° 2460, de 19 de julho de 2007, que instituiu o Dia Municipal do Presente de Yemanjá. O 02 de fevereiro, a partir daí, passou a fazer parte  do calendário oficial da Cidade.” 

No início os veículos de informação trataram o tema como algo exótico e não discutiram o sentido principal da iniciativa. Então, os movimentos reagiram e exigiram mais respeito ao povo de terreiro. O próprio Zulu revela que enviou cartas aos jornais para explicar a importância da definição do Dia de Yemanjá como forma de fortalecimento das religiões de matrizes africanas e da Democracia. Hoje a tradicional festa na praia de Charitas recebe pessoas dos diversos bairros de Niteroi e de cidades vizinhas.  

A Secretaria Estadual de Cultura do PT/RJ parabeniza os organizadores e colaboradores do Presente de Yemanjá - edição 2017, uma festa religiosa que se firmou como marco da resistência cultural, em torno da diversidade e da liberdade de demonstração de fé na cidade de Niteroi. Agradecimentos especiais para Rita Dirr e Jorge Zulu pelas informações passadas ao nosso Blog.

Secretaria Estadual de Cultura do PT-RJ



   

 


               

                 

                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário