quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Verbo e Ação: O equilíbrio Brasil...Repara?

Cleise Campos



No mistério do sem fim equilibra-se um planeta.

e, no planeta, um jardim,e, no jardim, um canteiro,

no canteiro, uma violeta,e, sobre ela, o dia inteiro,

entre o planeta e o sem fim, a asa de uma borboleta.

( Cecília Meireles )


Com tarefas cada vez mais amplas nos últimos anos, o pequeno espaço de trabalho que mantenho em casa, está pequeno. Num quarto de livros, nos fundos, trabalhando com três, quatro, cinco ou seis pessoas, tratamos de assuntos culturais, de ações com cidades fluminenses e outros parceiros. Trato no mesmo lugar, das aulas de história e assuntos do Teatro de Bonecos, e ainda, é acesso dos sobrinhos para atividades várias. O lugar não cabe tanta coisa. Procurando um pedreiro para tentar uma ampliação, tenho recebido sempre a mesma resposta: “ por agora não dá. Tenho trabalho até o final do ano que vem, tem obra pra todo lado... ".


Organizar este pequeno espaço, convidar pessoas para equipe, comprar material para nossas ações, re-organizar o teatro de bonecos, andar muito mais de carro e avião para todo canto, fruto das novas agendas que envolvem a cultura, administrar o tempo em função de tanta coisa para fazer, ver as pessoas à minha volta em agitada movimentação em suas vidas, estudando, comprando, indo e vindo, propondo, trabalhando, ganhando, comendo, experimentando, sonhando, planejando, enfim, acompanhando tanta gente melhorando de vida e na vida com tantos verbos juntos, é certo: O Brasil está bem melhorado. Poderia fazer uma lista grande, deste Brasil melhorado. Poderia fazer uma lista, deste Brasil mais feliz. Poderia fazer uma lista, deste Brasil mais de todos. Poderia procurar os dados e apresentar números, atestando este Brasil melhorado em outras áreas, além da Cultura e da Educação, mas como todos têm este acesso livremente, uma vez que tudo está aí, para ser atestado e visitado, basta querer ver. Viva Saramago: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."


O melhorado que ressalto aqui, é justamente por que FALTA ainda muito para ser feito, num pais ainda sob o domínio de uma elite excludente, dona que é de boa parte do país, dos meios de comunicação e de produção. Sim, falta muita coisa, considerando os tantos problemas e desigualdades que ainda vivenciamos, perto de nós e Brasil afora. Mas é certo: reparando bem, para quem quer olhar e ver, em oito anos de Governo LULA, são indiscutíveis as tantas mudanças no Brasil, em vários setores. E é impossível querer transformar nestes anos, uma história de mais de quinhentos anos. Quem não quer enxergar este BRASIL MELHORADO, quer continuar olhando para um Brasil de atraso. Quer correr o risco de regredir na linha de avanço que temos vivido hoje, quer interromper as boas mudanças que tantos brasileiros têm tido oportunidade de viver, numa proposta de atenuar as injustiças que ainda é realidade, buscando mais equilíbrio. Olhe a sua volta, repara: Alguém PERTO de você, teve alguma melhora de vida?Ao menos uma pessoa que conheça, ou você mesmo, foi “atingido” por este BRASIL MELHORADO?


Levar a nação a pensar mais um pouco, mantendo o debate no segundo turno, é importante:Bom para o PT, que apresenta o nome DILMA para Presidenta do Brasil, como um alerta que não deve ser desconsiderado diante da grande responsabilidade, ao longo destes oitos anos, que TUDO deve se feito para cumprir os compromissos históricos das forças de esquerda, frente a estagnação de tanto tempo da direita, da elite dominante, que ainda é presente e operosa. Bom para o povo brasileiro, que terá mais oportunidade de garantir, com maior responsabilidade e comprometimento cidadão, o que deseja para o Brasil, diante dos dois projetos apresentados até final de outubro. Cada um de nós, como donos e protagonistas da História, escrevendo com seu voto a história que deseja para o Brasil, com justiça e equilíbrio. Eu VOTO DILMA, e continuo procurando um pedreiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário