quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Da Candelária 89 à Lapa 2010

 Fabio Lima
 
 
É galera! Em 1989, quando ainda nem votava, fui ao histórico comício do Lula na Candelária e pude compreender o verdadeiro sentido de sonhar. Sem medo de ser feliz deixei a vida me levar e sonhei. Aliás, sonhamos, afinal, compartilhamos um projeto coletivo de sociedade, de mundo. Lutamos de diferentes formas por uma sociedade mais justa, ajudamos a reescrever a História de nossas vidas e de tantos irmãos/irmãs, companheiros/companheiras que também acreditaram e acreditam que a esperança poderia se agigantar diante da calhordice da desesperança plantada pelos antigos donos do poder.
 
Nossa, quem diria que um dia passaria na Avenida da nossa história (ou no plural se preferirem) o samba popular? Chico Buarque avisara, mas quantos de nós chegaram realmente a acreditar que seria possível? Chegou 2002 e a ESPERANÇA venceu o medo. Mais que isso: começamos a derrubar os alicerces que por séculos calaram o protagonismo popular. Era chegada a hora do operário, nordestino, "analfabeto", sapo barbudo, deficiente...O anti-herói, a síntese do brasileiro em toda sua diversidade!
 
Isso mesmo, companheirada! Cada um de nós foi protagonista nesse processo. Reinventamos nossa memória, incluímos os de baixo na pauta, invertamos prioridades. Com transparência e respeito à cidadania subvertemos a ordem vira-lata que falava grosso com a classe trabalhadora e fino com os banqueiros. Ou, ainda segundo Chico, falava grosso com a Bolívia e o Paraguai e afinava com os Estados Unidos.
 
Vocês, alguma vez, pararam para imaginar o significado de tudo isso para as oligarquias tucanas, para a mais alta burguesia dos "Jardins" e afins, serem DEMOCRATICAMENTE vencidos por um projeto POPULAR? O que deve ter passado nas cabeças ou mesmo nos corações (eles devem ter um, né?) do tucanato, dos "pefelistas" - agora travestidos de "democratas" - após a consumação de sua derrota?
 
Essa indagação me fez lembrar de  "O Operário em Construção", de Vinícuis de Moraes, quando o patrão, intrigado com o que fazia seu empregado dizer-lhe não, levou-o "ao alto da construção/ e num momento de tempo/mostrou-lhe toda região/e apontando-a ao operário/fez-lhe a seguinte declaração/- dar-te-ei todo esse poder/e a sua satisfação/porque a mim me foi entregue (...)". Pois é, galera, "o operário disse NÃO!" Algo do tipo..."perdeu playboy, agora sou dono do meu nariz. Pede pra sair". Ou, como na belíssima obra de Vinícius "Mentira! Não podes dar-me o que é meu".".
 
E assim tem sido nossos últimos 8 anos. Não ao FMI, não às imposições da União Europeia, do G7,G8...G qualquer coisa! Gente, não precisamos mais dos THUNDERCATS para salvar o terceiro mundo. Aliás, não tem mais terceiro mundo! Estamos construindo uma nova ordem mundial e, nela, somos personagens principais. Afinal, "aqui nessa tribo/ninguém quer a sua catequisação/falamos a sua língua mas não entendemos seu sermão (...)" Vencemos! E nem precisamos do McGiver ( Magaiver, mesmo!).
 
Nossos heróis são anônimos, andam de pés descalços, bebem, riem alto e falam palavrão...mas jamais seguiram à toa! Em 2006 depois de, mais uma vez, enfrentarmos o aparelhamento da "grande mídia" (grande , mas dominada por seis famílias apenas) reelegemos Lula. Viva o jogo democrático! Mas nele também é preciso saber perder, ter o famoso "fair play" - prefiro espírito esportivo -. Mas nossas elites não tiveram.
 
Iniciaram, então, uma série de ataques sem qualquer direito ao contraditório - fundamento básico do Estado democrático de direito -. Passaram por cima das instituições e criaram um mundo paralelo que teimavam em tornar real -(ué...não se acham os pais do real? Pode até ser...Pena que o trataram tão mal e perderam sua "guarda"-). Justiça???? E eles entendem o que é isso? Instauraram os seus tribunais e numa orquestração fascista - refiro-me a Goebbels - disseminaram muitas mentiras (mas muitas mesmo) para que pudessem se tornar verdades. Mas aqui, doutor, não tem "nego burro não, meu irmão" e, mais uma vez não conseguiram.
 
Enquanto isso, no Brasil de verdade...Continuamos combatendo a miséria e a pobreza, desenvolvendo a economia com sustentabilidade e, o "sapo barbudo", com 83% de aprovação bate recordes atrás de recordes de aprovação POPULAR. Como também o fazem a criação de emprego, a renda média do trabalhador, o crescimento da economia, o combate ao desmatemanto...
 
Mas eu queria falar da cultura! Pela primeira vez tivemos um ministério da cultura ao invés de um balcão de negócios com dinheiro público! Avançamos com a descentralização e a democratização do acesso à cultura. Observamos - não!!!! - CONSTRUIMOS canais diretos de participação popular - SALVE AS CONFERÊNCIAS - e isso (é só o começo, mas já estou me estendendo) porque sabemos que não queremos só comida. Não seria possível avançar tanto se não libertássemos corações e mentes da opressão pasteurizada de quinhentos e tantos anos!!!! Valeu COLETIVO!!!!!!
 
Chegamos a 2010! (ufa!!!! Calma galera? Já vai acabar)! E, novamente, podemos reinventar nossa realidade e eleger a PRIMEIRA MULHER presidenta (ou presidente, pros que preferem). Mas o fato é que, semântica à parte, - É MULHER -. Isso num país que sempre foi estruturalmente PATRIARCAL é, mais uma vez, um AVANÇO incrível em nossas vidas e das futuras gerações que viverão longe do jugo machista que ainda mantém viva a expressão dos senhores de engenho, do coronelismo e de tantos outros "ismos" que tentam perpetuar em nossa condição mais elementar de seres humanos.
 
É, portanto, a primeira vez, desde a redemocratização, que vamos às urnas votar pra presidente sem a presença do Lula. Entretanto, vamos com alegria e com a esperança renovada porque, de novo sem medo  de ser feliz elegeremos - que assim seja - algo representa tantas vidas que "através da nossa história" sempre foram relegadas ao segundo plano e que, agora, afirmarão o SEU PROTAGONISMO!
 
"Mulher, mulher/O que a gente quer? É Dilma presidente"!!!!! (Valeu Rolo e Claudinho Sales)
 
Valeu, galera!!! Obrigado por poder fazer parte dessa HISTÓRIA!
 
Dia 31 é 13!!!! Dia 31 é 13!!!! Dia 31 é DILMA!!!!!!
 
 
Beijos pra quem é de beijo; abraço quem é de abraço e..."Vamos pra Lapa"!!!!
 
Fabio Lima é professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário