quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Recado aos Navegantes





por Sidney Schuindt



Recado aos navegantes que fazem história; que sabem ser contra na hora certa! Os(as) deputados(as) não devem seguir este péssimo exemplo! Vamos à Alerj segunda - dia 20 falar que em Dezembro não é Carnaval, para não tirarem na Carne dos parcos recursos do erário público. Aguardo posição desta SecultRJ. Aplauso e reconhecimento à sua atitude e posição, contra inoportuno e escandaloso aumento salarial dos(as) deputados(as) e senadores(as). Deixo aqui também o meu protesto como cidadão que sou, pelo livre direito de me expressar, visto que matéria deste tipo e peso nunca mereceu sequer consulta do povo brasileiro, pelo qual àqueles(as) se dignam representá-lo. (*) Mensagem de Cidadão aos Homens e Mulheres – Deputados(as) Federais e Senadores(as) do nosso País. Quê Pais é Êste... Norte, Sul, Leste e Oeste! Que tristeza; péssimo presente de natal! Chamem Cazuza, Chamem Ulysses, logo!

O mau uso do cachimbo acaba entortando a boca, diz a sabedoria popular. Mas novamente a indignação sábia e popular, soe acontecer quando os(as) Deputados(as) Federais e Senadores(as) desta nossa República Federativa do Brasil, novamente, rapidamente, aprovam, e sempre, em véspera de nova legislatura, seus aumentos em subsídios e benesses salariais (significando: nem ainda começaram a trabalhar, e já se auto-promovem salarialmente com os parcos recursos do erário público, que a rigor devem ter maior significado de importância em maior acontecimento de Saúde, Educação, Cultura, Segurança, Trabalho e Emprego ...!!!???) A sua arrogância e prepotência esbarram nos mais elementares princípios da ética, da justiça social, quando em nova legislatura prosperam em demagogia cerceadora, inibidora e simuladora de exercício de direitos e valor da dignidade dos trabalhadores aposentados ou não.

Estes sintomas próprios dos(das) hipócritas e dos(as) cínicos(as), demonstram traços evidentes de que temos que mudar o panorama, o caráter desta Cultura Política, não só draconiana mas também oportunista, que permanece nos nascedouros de novas legislaturas sedimentando a “A Filosofia do mais vivo (os outros estão mortos!) ; a Filosofia do mais esperto (passemos os outros para trás, nas filas de necessidades e interesses sociais), pois, gostamos de levar vantagem em tudo: engodo (enganar e iludir o eleitor); abusar do uso do poder (legislar em causa própria – o que pode ser legal, mas não é justo e ético! A lei tem seu primado na ética e justiça social, na dignidade humana.

Diante deste fato, é simples, vamos já mudar esta Cultura Política, eivada de corporativismo, nepotismo, fisiologismo e patrimonialismo (resquícios e resíduos; modelos , não só da Ditadura militar, mas ainda deste frágil Estado Democrático de Direito desta nossa sofrida República Federativa do Brasil, por uma Nova Cultura Política em nossa nação, mediante a construção pela sociedade civil de imediata e inadiável Reforma Política. É tempo de se discutir neste âmbito, aspectos de maior importância da Política: representatividade, papel e alcance do poder legislativo, seu controle social (concessão e suspensão de mandato), e outros maiores, fugindo à discussão umbilical dos políticos, de caráter varejista e provinciano.


Sidney Schuindt é pedagogo- cidadão-eleitor-contribuinte-aposentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário