terça-feira, 28 de abril de 2015

Economia Solidária na Alerj

Nesta segunda feira, dia 27 de abril de 2015, foi realizada a sessão solene de instalação da Frente Parlamentar em defesa da Economia Popular e Solidária. As Frentes Parlamentares são espaços institucionais criados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com a participação de parlamentares de diversos os partidos. A Frente da Economia Popular e Solidária, conforme a apresentação da ex-deputada Inês Pandeló, tem como desafio a institucionalização de políticas públicas para o setor na estrutura do estado. 





“Atualmente, o governo estadual não tem definido claramente o espaço institucional da economia solidária, com muita luta foi criado o Conselho Estadual de Economia Solidária que está vinculado a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, todavia falam recursos orçamentários, programas e leis específicas, que regulamentem as práticas da economia solidária”.

 A Frente Parlamentar tem como presidente neste mandato o deputado Waldeck Carneiro (PT) e “atuará na defesa modelo de desenvolvimento propostos e embasados pelos princípios da economia solidária que são: a autogestão, a democracia, a solidariedade, o cooperativismo e justiça social”. Compôs a mesa de hora da sessão solene o Sr. Antônio Oscar e a Sra Elza Santiago representantes do movimento de economia solidária, o Sr. Marcos Diaz presidente do Sescoop/OCB, o Secretario Estadual de Trabalho Harolde de Oliveira, a Vice - Presidente da Frente Deputada Marta Rocha e o Presidente da Frente Deputado Waldeck Carneiro.  



Como convidados fizeram uso da palavra a Andrea Bello Superintendente Estadual de Economia Solidária,  Danielle Braz do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Marcos Rodrigo Coordenador de Economia Solidária da Prefeitura de Niterói e Vinicius Assumpção Secretário de Economia Solidária da Prefeitura Cidade do Rio de Janeiro.

Instalada oficialmente em fevereiro, a Frente Parlamentar é comandada pelo deputado Waldeck Carneiro.  Criada na legislatura anterior, ela objetiva fortalecer, difundir e potencializar as ações de promoção da rede de economia solidária que existe no Rio de Janeiro e que envolve diversas entidades e cidadãos que buscam construir, através destas ações, alternativas de trabalho e renda, de empreendedorismo e de fortalecimento a economia.


De acordo com Waldeck Carneiro, a Frente Parlamentar promoverá o desenvolvimento das ações já implementadas e a criação de outras em prol do crescimento da economia popular solidária. “Não queremos que o trabalho – de suma importância – já realizado se perca. Além disso, promoveremos novas ações para o segmento, afinal ele é uma alternativa concreta de desenvolvimento da economia fluminense”, afirmou o líder da Frente.


(Contribuição de Marcos Rodrigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário