segunda-feira, 6 de abril de 2015

Posse de Renato Janine Ribeiro na Educação



O Professor Janine tomou posse nesta segunda-feira, 06/04,  após pedido de demissão  de Cid Gomes, em 18/03.  Janine é o quinto ministro da pasta desde o início do primeiro mandato de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011. Antes dele tivemos no setor Fernando Haddad, Aloizio Mercadante, José Henrique Paim e Cid Gomes.

O novo ministro foi professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o seu doutorado, após defender mestrado na Universidade de Sorbonne, na França.


Se dedicou à análise de temas como  representação política, democracia e cultura política brasileira. Dentre muitos cargos que ocupou,  foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes (2004 a 2008), quando dirigiu mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil. Ele é autor de 18 livros, entre eles A sociedade contra o social, ganhador do Prêmio Jabuti de Ensaio em 2011.

Na cerimônia a presidente Dilma Rousseff defendeu que a recuperação da Petrobras será essencial para impulsionar o ensino no país, com  a destinação de 75% dos royalties do petróleo do pré-sal para investimentos na Educação.


Frases da presidente Dilma Rousseff



“Quem poderia ser mais indicado para comandar toda a transformação na educação do que um professor?”.

“Para consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora, convidei um professor, um pensador e um apaixonado pela educação; Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário