Ministro Juca Ferreira
defende o crescimento da “economia da cultura”
O Brasil tem um potencial grande
para desenvolver nos próximos anos o aspecto econômico da Cultura, com a
criação de bens, serviços e empregos na área. Ao mesmo tempo, os temas
culturais deverão estar cada vez mais presentes nos currículos escolares,
principalmente das crianças. Segundo o ministro Juca Ferreira, a "Economia
da Cultura" e a Educação são duas missões centrais para o Ministério da
Cultura na criação de um novo modelo de desenvolvimento do Brasil.
Juca Ferreira: "A economia
da cultura passa pela economia dos museus e do patrimônio, associados a um uso
contemporâneo"... "Temos
que interferir no currículo, no conceito de escola. A cultura vai ter de entrar
na sala de aula". (Foto: Janine Moraes)
"A economia da cultura passa
pela economia dos museus e do patrimônio, associados a um uso
contemporâneo", disse o ministro. "Investimentos, por exemplo,
revitalização do centro de São Luís (Maranhão), mas é necessário um projeto
econômico. A gente precisa ter projetos que vão além da preservação e
recuperação de um casarão e investir em um projeto aliado a essa preservação."
Juca Ferreira fez essa avaliação
nesta quarta-feira (01/04), durante a segunda reunião do Núcleo Estratégico do
ministério. Os encontros mensais têm o objetivo de coordenar as ações do
Sistema MinC, que é formado pelo ministério e suas entidades vinculadas, como
Agência Nacional do Cinema (Ancine), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),
Fundação Palmares, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
(Iphan), Fundação Nacional das Artes (Funarte), Fundação Biblioteca Nacional e
Fundação Casa de Rui Barbosa.
O ministro explicou que uma das
alternativas para enfrentar a atual crise econômica no mundo (e que resvala no
Brasil) é fortalecer a economia da cultura, que tem alto valor agregado e é
democratizante. Para ele, as políticas culturais, de todas as áreas, devem
incluir três segmentos: o desenvolvimento da linguagem simbólica, a
acessibilidade para toda a sociedade brasileira e a economia da cultura. Desde 2003, segundo Juca, o
governo tem valorizado bastante as ações e os programas do Ministério da
Cultura. "Nos momentos de crise, surgem estas oportunidades. O núcleo
central do governo nos chamou para incluir em suas estratégias a economia da
cultura. Há um clima muito favorável", disse.
Um caso de economia da cultura
citado pelo ministro foi a música. Segundo ele, o Estado poderá desenvolver um
papel de regulador e auxiliar na garantia dos direitos autorais de artistas no
século 21. "Os artistas querem entrar na economia da internet, que o
Google distribui e não paga um centavo de direito autoral. Eles só receberão os
recursos do direito autoral caso haja uma regulação do Estado", conta.
Na sala de aula
A segunda missão apontada pelo
ministro é potencializar e incluir a cultura no lema do governo "Pátria Educadora" e pensar
na cultura para qualificar a educação, sobretudo na educação básica.
"Temos que interferir no currículo, no conceito de escola. A cultura vai
ter de entrar na sala de aula", afirmou Juca Ferreira, lembrando que o
ministério já tem programas como o Mais Culturas nas Escolas. "Há enormes
áreas de renovação com as quais podemos contribuir."
Segundo o ministro, o governo federal poderia
incluir, por exemplo, material audiovisual na lista de material didático do
Ministério da Educação. As aquisições de livros são um dos principais
mecanismos de estímulo ao mercado editorial no Brasil. Juca Ferreira lembrou
que outros países fazem encomendas de filmes documentários que podem ser usados
como material didático – o que também beneficiaria a produção audiovisual
brasileira.
O novo ministro da Educação,
Renato Janine Ribeiro, já disse publicamente que a Cultura tem um papel central
nas políticas públicas, sendo um dos três ministérios mais importantes. Na
reunião do Núcleo Estratégico, Juca Ferreira contou que já conversou com Janine
Ribeiro para aproximar as duas pastas e desenvolver projetos conjuntamente.
(Fonte: Assessoria de Comunicação /Ministério da Cultura)
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