sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Os Jogos Olímpicos 2016 e o Fora Temer


Como podemos interpretar o recado da população nos estádios e nas ruas? O povo brasileiro, presente na Festa Olímpica, no Rio de Janeiro,  parece não saber bem o que quer... quer curtir o esporte e o evento... mas demonstra que sabe dizer NÃO ao que não quer.



A população brasileira, nas ruas, em todas as regiões do país,  exige democracia e dá o recado de que não aceito um governo que não tenha se constituído a partir do processo democrático das eleições. No Rio, o reforço emblemático dos estrangeiros veio na hora certa. Durante os jogos olímpicos cartazes com já o famoso “stop the coup in Brazil” estão espalhados por toda a cidade nas mãos de turistas olímpicos de diferentes nacionalidades. Há cartazes contra o golpe também em outras línguas, como o francês e o espanhol, por exemplo. Já a torcida brasileira prefere mesmo o Fora Temer.

Não podemos pular itens quando falamos de democracia. Devemos exigir o cumprimento às regras: o que valer para um tem que valer para todos. A mídia no Brasil se tornou um monopólio e isso tem atrapalhado muito, aliás, tem impedido a consolidação da democracia brasileira. A manobra para derrubar Dilma Housseff da presidência não foi um golpe contra o PT nem contra Dilma, somente. Foi um golpe contra o  povo brasileiro. Foi um ataque frontal aos princípios democráticos.

A luta atual é pela garantia da democracia como modelo. Queremos a manutenção do regime democrático e isso só pode ser feito com partidos.  Os partidos devem se alternar no poder conforme a vontade do povo brasileiro. Nenhum partido pode gozar de privilégios junto aos poderes e junto à mídia. Não devemos perseguir nem tentar extinguir partidos, seja ele qual for. Isso é Fascismo. A vontade da maioria deve ser respeitada seja qual for a situação. Não podemos abrir exceção quando se trada de assunto á democracia. O respeito ao resultado das urnas é regra sine qua non à normalidade democrática. Portando não há argumento que possa justificar o golpe engendrado contra a presidente Dilma Housseff. Não há prova de crime e Impeachment sem prova é golpe.

 O Reconhecimento aos Programas dos Governos Petistas e a Defesa da Democracia 


E no fundo, o povo sabe que foi o PT que apresentou nova proposta de país, que recebeu contribuições importantes de outros partidos, a qual alinhou crescimento econômico com distribuição de renda. Ao mesmo tempo, podemos dizer que o PT também venceu na disputa ideológica. Sua proposta de “Estado mais forte” teve êxito enquanto os acordos políticos foram cumpridos. 

Para esse projeto de país todos os partidos foram convidados. E podiam participar de forma efetiva, desde que respeitassem as linhas gerais, de inclusão social e distribuição de renda, defendidas pelo pensamento petista. É importante anotar a centralidade da questão social nos programas dos governos petistas. O fortalecimento da esfera pública não é estratégia fim, mas meio.

Por outro lado os projetos liberais se pautam pelas “necessidades do mercado” e, na maioria das vezes, ignoram as proposições vindas das organizações sindicais e  movimentos sociais  populares organizados.  Precisamos nesse momento separar e definir o papel de cada segmento da sociedade, ou seja, governo, partidos, movimentos sociais e segmentos comunitários precisarão entender os arranjos e desarranjos ocorridos no país para se aplicarem na reconstrução do mesmo.

Como podemos interpretar o recado da população nos estádios e nas ruas? O povo brasileiro, presente na Festa Olímpica, no Rio de Janeiro,  parece não saber bem o que quer... quer curtir o esporte e evento... mas demonstra que sabe dizer NÃO ao que não quer.


O governo ilegítimo de Temer evidenciou que vai se distanciar cada vez mais das demandas sociais fundamentais da população e usa como justificativa a redução dos gastos públicos.  Os movimentos sociais, então, passaram a se manifestar com mais veemência contrários a esse governo e apresentam como referência os programas desenvolvidos a partir do Governo Lula. Isso não significa diretamente o volta Lula, ou,  o volta Dilma,  mas aponta que o povo brasileiro enxerga como retrocesso uma guinada saneadora de custos em detrimento das conquistas sociais.  O Fora Temer, então, toma uma força descomunal, em meio a realização dos jogos olímpicos, nas ruas e nos estádios, com brasileiros e povos de outros países unidos contra o ataque às instituições democráticas no Brasil.   









Nenhum comentário:

Postar um comentário