terça-feira, 27 de maio de 2014



REFLEXÕES SOBRE A TEIA DA DIVERSIDADE – maio/2014

A Secretaria Estadual de Cultura do PT/RJ  vem através deste documento parabenizar às delegações de representantes dos Pontos de Cultura de todo País e dizer que está imensamente orgulhosa pelo empenho da Delegação do Estado do  Rio de Janeiro neste evento. Foram seis dias de encantamento, reflexão e de muita articulação, onde a Delegação Fluminense interagiu num espaço onde circulou aproximadamente 7 mil  pessoas de todas as regiões do Brasil.  Depois de 4 anos sem o seu principal evento nacional, os ponteiros e ponteiras de todas as regiões do Brasil discutiram, trabalharam e se confraternizaram na Teia da Diversidade 2014.
A cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, que sediou o evento, teve sua imagem projetada para o mundo. Foi anunciado pelo Prefeito Carlos Eduardo o projeto de reforma administrativa e a criação da Secretaria Municipal de Cultura, com pelo menos 1% do orçamento anual  e também renúncia fiscal para ações de apoio cultural, que se juntará à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
Pelo Ministério da Cultura foram confirmados  pela Ministra Marta Suplicy R$ 9 milhões em editais para de cultura afro, grupos ciganos e de expressões culturais urbanas e rurais; bem como a assinatura pela presidenta Dilma Rousseff do  decreto que facilita e regulamenta os convênios entre União, estados e municípios com organizações da sociedade civil. É muito bom ver o Governo Federal  investir no programa de maior capilaridade da Cultura e em políticas culturais que priorizam a relação com a sociedade civil.
Pelo Fórum Nacional dos Pontos de Cultura foi apresentada a Carta de Natal, que é  documento oficial da Teia e reúne as demandas e reivindicações, bem como as propostas de políticas públicas elaboradas pelos  ponteiros e ponteiras.
Da parte dos Parlamentares que estiveram presentes houve o comprometimento em acompanhar e fazer pressão política para a aprovação do Projeto de Lei Cultura Viva e da  PEC 150. O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva foi criado e regulamentado por meio das portarias nº 156, de 06 de julho de 2004 e n° 82, de 18 de maio de 2005 do Ministério da Cultura. Surgiu para estimular e fortalecer no país rede de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura. A  cada ano o Programa vem sofrendo modificações, sem perder o seu foco principal: políticas públicas culturais  atreladas às necessidades e ao desenvolvimento dos Pontos de Cultura. Foi assim que surgiu  nas redes de agentes  e  movimentos culturais do Brasil a demanda de transformá-lo em lei para que o Programa deixe de ser uma política de governo e  passe a uma política permanente, ou seja, uma Política de Estado.  
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 150/2003) foi aprovada na Comissão Especial e está na Mesa da Câmara para ser votada em plenário, em dois turnos. Depois será encaminhada ao Senado. A PEC, que Conta com o apoio de artistas e produtores de todo o país, é uma iniciativa dos mais de 400 deputados e senadores de todos os partidos integrantes da Frente Parlamentar Mista da Cultura, que estabelece um piso mínimo de 2% do orçamento federal; 1,5% do orçamento estadual e 1% do orçamento municipal para a cultura.
A Secretaria Nacional de Cultura do PT esteve presente ao evento e mobilizou os ponteiros petistas para a realização de uma reunião ampliada. Neste encontro as diversas contribuições foram sistematizadas e entregues ao Secretário Nacional de Cultura, Edmilson Souza. Durante a Teia foi publicado o texto “Desafios para consolidação do Cultura Viva como Política de Base Comunitária do Sistema Nacional de Cultura”. Uma contribuição da SN Cult PT à Teia Nacional da Diversidade – Natal/RN para estimular o debate acerca das demandas e potencialidades do Programa Cultura Viva e da própria Teia.

Secretaria Estadual de Cultura do PT/RJ

Natal – maio de 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário