domingo, 4 de maio de 2014

Não faz muito tempo e a Arte de Rua ainda era algo estranho ao Estado, aqui no Rio de Janeiro.  Foi preciso muita explicação para convencer os técnicos que cuidavam da seleção dos projetos  inscritos no programa Pontos de Cultura do RJ para que a Arte de Rua fosse  aceita como segmento cultural . E o primeiro projeto  nesse formato veio de Cachoeiras de Macacu, elaborado por Maísa Bernabé, artista, produra e gestora cultural.


A arte pública, pensada sob a ótica  da arte contemporânea,  é aquela que se  volta para um espaço específico , para um  ambiente natural ou para as áreas urbanas. Logo, podemos concluir que  a vocação pública da arte se dá desde a Antiguidade.  Todavia, mesmo depois de tanto tempo, ainda hoje encontramos muitas dificuldades relativas às políticas públicas voltadas para esse setor.


Sou orgulhoso de ter compartilhado do momento de criação do Ponto de Cultura Se Liga na Praça,  com Maísa Bernabé,  gestora do Espaço Livre, em Cachoeira de Macacu.  Hoje em dia tal formato já é bem aceito pela SEC-RJ, mas naquele tempo  foi preciso usar de “recurso de revisão” para que ele pudesse constar na lista de deferidos, e, posteriormente ser aprovado.  Parabéns a Maísa por sua luta, competência e garra.







Nenhum comentário:

Postar um comentário