quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Garotinho e Cabral - Duas prisões que mudam o cenário político do Rio de Janeiro



É lamentável que políticos como Garotinho e Cabral tenham se afastado completamente do compromisso de servir à população. Precisamos ter  “muita calma nessa hora” para não  desarmamos nosso sistema de alerta.  Não podemos esquecer que essa cúpula aí da relação do Juiz Sérgio Moro etc.,  já atentou contra vários princípios e artigos  constitucionais.  Garotinho teve em sua vida pública forte ligação com a esquerda. Recebeu apoio de Leonel Brizola nas eleições de 1998 na chapa que tinha Benedita da Silva como vice governadora. Apoiava a luta pelos direitos sociais, CIEPs, urbanização de favelas, etc. Hoje, não tem mais aquela visibilidade, mas quem viu o político vibrante que ele foi, sente.  A prisão de Cabral  é ainda mais impactante, pois, mesmo depois de ter sido  eleito e reeleito com apoio do PT, passou a ser traidor na campanha de reeleição da presidenta Dilma, em  2014, ao lançar o AEZÂO, que representava apoio da ala Cabral do PMDB ao  senador Aecio Neves (PSDB-MG).  Porém, o mais golpe mais duro para o PT foi sua orientação  de  voto a favor do afastamento da presidenta Dilma  da Presidência da República. Enfim, essas prisões mexem com as principais famílias do mundo político fluminense.

As instituições demoraram além da conta a tomarem providências mais efetivas no combate à corrupção. Mais anunciaram do que fizeram. Como vimos, deram espaço e tempo suficientes para Eduardo Cunha  agir em defesa própria e do seu bando, sem se importar nenhum pouco com  o povo brasileiro.  Cunha solto representava, sim, uma ameaça constante ao país e  mesmo assim  ficou um longo tempo  operando “pacotes de maldade”  e de  propósito travou  o governo  federal com pautas bombas e tudo mais, o que  provocou o caos em nossa economia. Ele não derrubou a presidenta Dilma, derrubou o Brasil.  Eduardo Cunha deveria te sido preso há pelo menos um ano e meio atrás, antes de causar os danos que causou.

Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. As instituições que aí estão não merecem de nós nenhuma comemoração por conta das atuais prisões.  E mais; estão deixando o PSDB blindado -  Aécio, Serra, Alckmin, Aloysio Nunes etc etc  soltos e sem processo.  O povo não é bobo, 2018 está em jogo. O MP, Judiciário, PF e STF estão abarrotados de representantes dos coxinhas, classe média,  que fizeram  concurso público,   que,  indevidamente, defendem a ideologia de direita dentro da Administração.  São servidores públicos que agem partidariamente operam politicamente por trás cargos .  Esses crimes precisam ser investigados para expulsar e prender essa galera que usa o cargo para fazer política. As providências para intimação e acareação dos ex-governadores são tardias... muito tardias.  O Judiciário demorou para confrontar as informações etc. 

        O RJ quebrou por causa dos roubos e da má gestão e da demora da Justiça.  Miraram os holofotes na Dilma e na perseguição ao  Lula e a outras lideranças de esquerda.  Aplicaram  métodos seletivos de investigação e fizeram vista grossa para os indícios de crimes cometidos pelos  mafiosos nas gestões estaduais, nas diversas regiões do país, com destaque para o Estado do Rio de Janeiros.  Essas instituições estão contaminadas, pois, até os mais leigos se indignaram com as evidências de que algo de errado estava acontecendo na execução das obras e das políticas públicas aqui no estado. Outra boa  leitura é sobre os vazamentos de notícias na mídia sobre os processos e investigações, eles só acontecem quando favorecem à direita. Se essa operação fosse realizada antes das eleições poderia ter alterado completamente o resultado  final das eleições no estado. 

Para a resistência o mais recomendado para o momento é a organização  ampla de  frentes populares  que possam acompanhar e pressionar tais instituições.  Mediante o alto risco  é necessária uma mobilização permanente para exigir que as prisões cumpram o rito legal e respeitem a Constituição Federal. Muitos erros foram cometidos até aqui e muita gente já foi presa ilegalmente, sem provas, apenas pela “convicção” desses agentes federais. Que prendam somente os ladrões, em conformidade com a lei.  O povo está nas ruas  contra a perda de direitos. Essa é a única forma de evitar o pior, pois, querem prender quem não deve e deixar solto quem muito roubou. Vamos ficar atentos e esperar as delações premiadas etc., mas não podemos desmobilizar.  É vital para nossa democracia, já atingida,  manter a luta em defesa dos nossos direitos, principalmente por saúde, educação e cultura.   Palmas para os estudantes de todo Brasil que bravamente lutam contra a PEC 055. Palmas para os movimentos sindicais que defendem a Petrobrás  e o Pre-sal. Apoiá-los é um dever político e moral de todos os movimentos sociais populares organizados, neste momento que  onda fascista avança cada vez mais sobre os direitos dos brasileiros e brasileiras. 


              #OcupaTudo    #NãoàPEC-055   #FicaSec-RJ  #NenhumDireitoaMenos








Nenhum comentário:

Postar um comentário