sexta-feira, 27 de maio de 2016

Menina Estuprada Por 30 Homens Gera Revolta e nos Obriga a Discutir a Cultura do Estupro



É cruel, repugnante, nojento, asqueroso e completamente inaceitável , inadmissível, incabível e intolerável  a atitude machista e covarde desses 30 monstros . Parabéns aos administradores da rede sociais que retiraram o vídeo com detalhes do estupro com rapidez. 



Enquanto isso, a velha imprensa está preocupada com a “imagem do Rio às vésperas dos jogos olímpicos”. A Globo sempre do lado do grande capital. E a cultura machista mostrou todo seu vigor quando, após a tragédia  consumada, promoveu-se a circulação do vídeo da vítima  estuprada nas redes sociais.  E fica a pergunta, quais as  políticas públicas para o atendimento  às famílias das vítimas envolvidas nos casos de violência contra a mulher. Essa não é uma luta só da mulher.


           


Precisamos entender que não se trata de um caso isolado. Inúmeros crimes dessa natureza ocorrem diariamente, revelando a gravidade do distúrbio cultural em nossa sociedade. Recentemente, a presidente Dilma foi vítima de uma campanha extremante agressiva sob diversos pontos de vista. O desrespeito à mulher é uma prática vulgar em nossa sociedade, cada vez mais banalizada. 




A Cultura do Estupro


A  cultura do estupro ignora a autonomia do corpo da mulher. A teoria da “família certinha” e da moralidade contribuem  muito para que a cultura do estupro se fortaleça e se propague na sociedade. Há inúmeras formas e fontes que mostram aos jovens a agressividade contra a mulher. Por exemplo, a programação geral da TV brasileira está impregnada de informações racistas , machistas e homofóbicas, que  colaboram bastante para a existência de preconceitos e ocorrência de práticas violentas em nosso cotidiano.   Portanto o machismo chega em nosso lar diariamente, através da TV.




E os governos? São muito machistas. Não bastasse o Prefeito Eduardo Paes,  que mantem em seu governo um espancador de mulher, Pedro Paulo,  num dos cargos mais importantes de sua gestão e faz dele o seu candidato a prefeito do Rio;  agora o governo golpista de Michel Temer resolveu ajudar na difusão da Cultura Machista,  fez questão de promover uma reunião com o estuprador Alexandre Frota e seu ministro da Educação, Mendonça.  Triste e abominável. 





quarta-feira, 25 de maio de 2016

Movimento Ocupa MinC se Fortalece em Todo Brasil



As ocupações alcançaram os 27 estados brasileiros. Os manifestantes do campo da cultura ocupam prédios do  MinC, onde realizam atos políticos, aulas e atividades  com a participação de artistas e produtores culturais, gestores, professores, intelectuais, coletivos etc. e os “independentes, pessoas que não pertencem a nenhum dos grupos anteriores.




No início houve certa confusão  sobre a pauta do movimento.  A imprensa chegou a publicar que “os grupos protestavam contra a decisão do presidente em exercício, Michel Temer, por conta da  transferência  das atribuições do MinC para a pasta da Educação”.  Mas após a recriação do Ministério da Cultura a pauta do movimento ficou bem evidente: é uma manifestação em defesa da Democracia e da Cultura, que não reconhece o governo Temer e não quer diálogo com o mesmo.







Hoje, 25/05/16,  houve aula aberta sobre movimentos sociais ministrada pelo presidente da CUT, Marcelo Rodrigues.  Marcelinho falou sobre a situação política do país  e a participação dos sindicatos no processo democrático do país. 





O dia 24/05 tornou-se uma data histórica para o movimento que atingiu todos os estados brasileiros .   O grito de ordem Fora Temer ecoa como a voz guia  das principais manifestações espalhadas pelo país contra o golpe.  Cresce o apoio popular às ocupações.


Fotos do Ocupa MinC BA





Ocupa MinC RN



A Resposta Nacional à Mídia

24 de maio de 2016. Uma data histórica para a Cultura Brasileira! No mesmo dia em que Marcelo Calero toma posse como Ministro do Golpe de Estado na Cultura, as Ocupações em equipamentos do MinC tomam todos os 27 estados do Brasil.

Um dia após a comprovação pública por gravações telefônicas do pacto institucional para interromper a ordem democrática no Brasil, que levou ao afastamento de mais um Ministro do Golpe, foi desmascarada no mesmo jornal o objetivo de algumas entidades artísticas sediadas no Rio de Janeiro, como a Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro e do Procure Saber, que de maneira oportunista e corporativista, à revelia da grande mobilização nacional dos mais diversos segmentos da diversidade cultural, sentam-se à mesa dos golpistas para “dialogar” sobre seus interesses.

Os artistas e trabalhadores da Cultura, cidadãs e cidadãos que permanecem ocupados em equipamentos do Ministério da Cultura em todo o Brasil, não reconhecem a legitimidade desse auto intitulado governo interino. Repudiamos qualquer apoio ou tentativa de diálogo de qualquer entidade, segmento ou artistas que venham a negociar com esse governo ilegítimo, utilizando-se da luta plural e democrática travada nas Ocupações. A História lhes reservará espaço ao lado dos usurpadores da democracia.

É através do esforço de milhares de trabalhadoras e trabalhadores da Cultura em todo o Brasil, junto com movimentos sociais e do povo brasileiro a favor da democracia, que ampliou e garantiu os direitos básicos de cidadania. Por isso, reafirmamos nossa posição: QUEM LEGITIMA GOLPISTA, GOLPISTA É!

Nossa luta é em defesa, pelo reestabelecimento e avanço da democracia e da justiça no Brasil. É contra os retrocessos nos campos político, econômico, cultural e social! Os golpistas recuam, as ocupações avançam!



A atriz Ana Lúcia Pardo lê a Nota Pública do Ocupa MinC RJ






Nota Pública da Ocupação MinC RJ


Nós, ocupantes do Palácio Gustavo Capanema - sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, reiteramos que o movimento ‪#‎OcupaMinC RJ não tem líderes. É uma articulação horizontal e coletiva.  Ocupações avançam!

Em respeito ao processo democrático do voto direto de milhões de brasileiros/as, exigimos que seja cumprido o mandato da presidente eleita até 2018. Exigimos a saída imediata de Temer do governo!

A mobilização de milhares de artistas, agentes culturais, estudantes e trabalhadorxs de vários setores da sociedade pela garantia e o respeito à diversidade cultural brasileira, OCUPA os prédios do Ministério da Cultura em todos os 27 estados brasileiros, EXIGINDO a SAÍDA IMEDIATA do governo ilegítimo de Michel Temer.

O retorno do MinC, ao invés de ser uma vitória da nossa causa, representa mais um passo da ofensiva que se amplia a cada dia para todos os campos da sociedade. A estratégia é de retirar o pouco que temos para depois nos devolver menos ainda.

Não estamos aqui por um ministério! É pela cultura, é pela reforma agrária, é pela agricultura familiar, é pelas demarcações de terra e direitos indígenas e quilombolas, é pela igualdade racial, é pelos direitos das mulheres e LGBTs, é pela rede pública de comunicação, é pela educação pública de qualidade, é pelo Estado laico, é pelo SUS, é pelos direitos dos trabalhadores, é pela Democracia!











terça-feira, 24 de maio de 2016

Gravações São Provas Irrefutáveis Contra o Golpe de Estado



O áudios revelados pela Folha, nesta segunda feira, 23/05,     trazem o senador licenciado Romero Jucá (PMDB-RR), atual Ministro do Planejamento do governo Temer,   afirmando ao ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado,   a existência da construção de  um pacto para estancar as investigações da Operação Lava-Jato, em troca do SIM na votação da Câmara do dia 17/04/16.


Estamos diante de uma prova cabal de que o impeachment contra Dilma , além de ser uma afronta à Democracia e tomada golpista de poder,  foi também uma trama negociada para esconder  os crimes cometidos por diversos parlamentares, como Aécio Neves, Eduardo Cunha, Antônio Anastasia, Mário Negromonte  e tantos outros.



 Homero Jucá



INVESTIGADOS NA LAVA A JATO










Os diálogos entre Jucá e Machado ocorreram dias antes   da votação na Câmara que aceitou o impeachment contra a  presidente Dilma Rousseff.  O que significa que agora o golpe tem prova material irrefutável.


Os movimentos sociais mobilizados na luta e os partidos de esquerda devem, nesse momento, concentrar a pressão política na cobrança à PGR e ao STF  exigindo a prisão do Senador Romero Jucá.  Tanto os movimentos como os partidos de esquerda não descartam a possibilidade de ser mais uma manobra dos setores golpistas. Mas o fato é que a gravação caiu como uma BOMBA no cenário político brasileiro  que abalou governo e congresso de uma só vez.

  Popularidade de Dilma Volta a Subir


Com o vazamento da gravação que comprova a existência do  esquema criminoso que planejou o impeachment,  a popularidade da presidenta  Dilma Housseff volta a subir.  Há muitas dúvidas em relação a tudo o que aconteceu até aqui em relação aos investigados da Lava a Jato. Um país do tamanho do Brasil não poderia ficar a mercê de vazamentos sequenciais que paralisam a economia e o governo. 





Assim, cada vez mais fica evidente que há um comando que coordena os vazamentos e escolhe, ou vende, tais informações  para as empresas de comunicação “preferidas”. Se pressupõe que o comando golpista age de forma premeditada de acordo com a temperatura da política. Jucá, o principal ministro de Temer,  prontamente,   anunciou sua "licença" e  em seguida afirmou que  vai pedir sua exoneração para  exercer o mandato de senador pelo PMDB-RR.  O governo Temer começa a ruir antes de completar 15 dias e a expectativa pela volta de Dilma Housseff  só  aumenta.


   

Antes do maior escândalo dos bastidores do golpe, na sexta feira, 20/05, em  Belo Horizonte,  cerca de 40 mil pessoas ovacionaram  a presidenta Dilma Rousseffl, que participou do  Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais, e o  "Volta Dilma" e  "Volta, querida" foram as palavras de ordem da multidão. Uma demonstração de grande carinho e respeito à presidenta eleita pelo voto popular.





sexta-feira, 20 de maio de 2016

Enfim, Surge a Forma Para Derrubar o Golpista Temer

A sede do Ministério da Cultura e da Funarte - Fundação Nacional de Artes , o Palácio Gustavo Capanema,  no Centro do Rio, está  ocupada desde a manhã de 16/05/16 . De lá para cá o movimento MinCéNosso não parou de crescer.

O movimento não reconhece o governo Temer.  Durante todo o dia e também à noite, o prédio ocupado recebe gente de todas as classes sociais unidas por um sentimento, o dever cívico de resistência ao golpe e luta pela volta da Democracia. Os ocupantes estão convencidos de que a Cultura, pelo seu simbolismo,  tem a força necessária para interromper o Golpe impetrado no país.

"É Cultura que vai derrubar esse golpista. Pois ela vai desencadear um processo de ocupações que vai se espalhar para outras áreas; Educação, Saúde, Comunicação, Previdência, etc.  enfim, surge a forma para derrubar o golpista Temer ".


     
   

Nessa sexta-feira, 20, ocorreu na ocupação uma verdadeira catarse política, artística  e cultural. Artistas , agentes culturais e trabalhadores dos mais diversos segmentos se reuniram no pátio do Palácio Capanema para protestarem contra o governo interino de Michel Temer.    As atividades começaram a partir das 10h e avançaram pelo dia. Muitos parlamentares passaram pela ocupação, hoje. À noite foi a vez de Caetano Veloso, Erasmo Carlos participarem do ato. E de repente o chega o cortejo do movimento contra a extinção da EBC para se juntar aos manifestantes do Ocupa MinC RJ, no pátio do Capanema se transforma num mar de gente. 




Desde que o Samba é Samba 

A tristeza é senhora
Desde que o samba é samba é assim
A lágrima clara sobre a pele escura
A noite e a chuva que cai lá fora
Solidão apavora

Tudo demorando em ser tão ruim
Mas alguma coisa acontece
No quando agora em mim
Cantando eu mando a tristeza embora

O samba ainda vai nascer
O samba ainda não chegou

O samba não vai morrer
Veja o dia ainda não raiou

O samba é o pai do prazer
O samba é o filho da dor

O grande poder transformador

( Composição de  Caetano Veloso) 



Assista aqui os vídeo das manifestações em defesa da EBC

https://www.facebook.com/SecretariaDeCulturaPtrj/


Na ocupação  vale fazer críticas a Dilma ou a seu governo como um todo, que passou  um ano praticamente parado . A esquerda política e diversos movimentos sociais  não aceitaram a  política econômica do seu 2º mandato e outras tantas reclamações.    

Todavia, ninguém do movimento aceita o Golpe de Estado instaurado a partir do dia 12/05, após o afastamento de Dilma Rousseff da presidência. O golpe foi impetrado por parlamentares  envolvidos até o pescoço  em  corrupção, enquanto a presidente Dilma nada deve à Justiça. Fato esse que impactou o mundo de tal forma que o Golpe contra a Democracia Brasileira já é o assunto que mais circula na imprensa internacional. Enquanto isso,  internamente, a  Globo continua implacável em sua campanha para legitimar o governo de Temer. O movimento não reconhece o governo golpista de   e quer a volta de Dilma à presidência. Um país com o tamanho do Brasil e com uma das diversidades culturais mais rica do planeta é realmente uma  das mais audaciosas e perigosas manobras golpistas dos últimos 50 anos, em todo o mundo.  O movimento está disposto a resistir e resistir.




"Os ocupantes trabalham muito e no segundo andar do edifício, onde está a base da ocupação, há cartazes que orientam para que tenham cuidado com o patrimônio do prédio". 


O Ato em defesa da EBC, realizado pela  da Frente Pela Democratização da Comunicação, o cortejo, as atividades realizadas na Ocupação do MinC RJ e o show de  Caetano Veloso, nesta sexta feira, 20,  entram para a história como um dos momentos mais sublimes e importantes da resistência ao Golpe de Estado de 2016, que com certeza terão muita influência para a absolvição  de Dilma Rousseff e a volta da Democracia no Brasil.




 
Assista os vídeos em:  https://www.facebook.com/SecretarieCulturaPtrj/?fref=ts










segunda-feira, 16 de maio de 2016

1º Recorde do Governo Golpista de Temer e a Ocupação do Gustavo Capanema – Um exemplo para todo Brasil



 1º Recorde do Governo Golpista de Temer 



As primeiras ações do presidente interino e golpista revelaram ao Brasil e ao mundo as reais intenções do governo fascista de Michel Temer.  Nossa luta doravante é para que sua passagem pela presidência seja efêmera. Quanto mais tempo ele ficar, maiores os estragos.



Em menos de 24 h o presidente interino bateu todos os recordes de rejeição que um governo brasileiro já teve ao mesmo tempo em diversos países das Américas, Caribe, Europa e África. Temer provocou a ira de diversos segmentos da sociedade que se sentiram afetados, já a partir da formação do primeiro escalão do seu governo, quando foi confirmada a extinção de ministérios que cuidam das políticas públicas direcionadas às mulheres, desenvolvimento agrário, combate ao racismo, cultura e direitos humanos.

A pecha de “golpista”  que estava sendo usada contra  por ativistas políticos pegou de vez e  passou  circular nas diversas camadas da sociedade. Nas redes sociais o que mais se lê é que  um governo não eleito  não tem legitimidade para governar o país.   O povo brasileiro não reconhece o governo Temer e exige que Dilma Housseff retorne  ao seu lugar de direito.

 


O aumento de postagens em defesa da presidenta eleita pelo voto popular foi realmente muito expressivo  e a  “virilização”  de textos, fotos e memes  de  repúdio e  achincalhe à figura de Temer bateu recordes.  Também  nos os espaços públicos passou a ser comum encontrar  pessoas que se posicionam em defesa da  Presidenta da República Dilma Housseff e contra tudo o que está acontecendo no governo interino.


A TV Globo, que sempre apoiou os golpistas, bem que tentos dar uma força para Temer. Mas o tiro saiu pela culatra. Os apitaços e panelaços marcaram a entrevista do mafioso ao  Fantástico.  A Rede Globo tenta explicar que o Impeachment não é golpe, mas o povo já está escaldado de suas manobras em defesa do grande Capital no Brasil. A luta contra o golpe  de Estado no Brasil ganhou as páginas dos jornais mundo a fora.  E o povo brasileiro entoa em alto e bom som o brado estridente “Fora Temer, golpe nunca mais”.




Ocupação do Gustavo Capanema – Um exemplo para todo Brasil



E o anuncio da extinção do Ministério da Cultura está rendendo até hoje, 16/16. No Rio, o Palácio da Cultura Gustavo Capanema  foi ocupado por ativistas,  produtores culturais e coletivos de arte e cultura. Há notícias que há  em outros estados a mesma intenção em relação a equipamentos federais de cultura. Até amanhã pela manhã haverá confirmações de mais ocupações.  Para os ocupantes a extinção do Ministério da Cultura  representa um grande retrocesso.  A ideia é ocupar e resistir.



 


A ocupação recebeu apoio de artistas renomados, intelectuais,  parlamentares, movimentos estudantis, advogados, professores, etc., todos contrários ao impeachment da presidente Dilma .


O Palácio Capanema já funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura – MEC e  abriga também  a Fundação Nacional de Artes  - Funarte. O MinC foi criado há 30 anos e a Cultura nos governos de Lula e Dilma recebeu um status de política estratégica ao desenvolvimento econômico.  Os discursos confirmaram o não reconhecimento ao governo interino de Michel Temer e a disposição do movimento em resistir ao golpe até as últimas consequências.




“Não podemos ter dúvidas nesse momento. Não dá para aceitarmos um governo constituído através de processo golpista, Fora Temer”.