sexta-feira, 6 de maio de 2016

José Alencar – O Melhor Vice Presidente




Nesses dias muitas pessoas se manifestaram nas redes sociais com saudade do vice-presidente da República, José Alencar. Um grande parceiro, eleito com o presidente Lula em 2002 e reeleito em 2006 para governar até 2010. 

O vice é eleito junto com o presidente e com ele toma posse. A vice presidência às vezes é vista como uma função de importância menor, no entanto, é o segundo cargo político mais importante do país.

 


José Alencar foi um vice presidente muito amigo e fiel, que dividiu com o presidente Lula os momentos mais importantes dos dois mandatos. Juntamente com LULA ele também fez aquele juramento de respeitar e cumprir tudo o que determina a Constituição. Juraram e cumpriram. Ajudou e incentivou o presidente Lula a construir um governo popular que  promoveu as mudanças sociais que o mundo inteiro faz elogios até hoje. Dois mandatos consecutivos que serão lembrados como os melhores da História do Brasil.Um grande político da nossa história, que veio a falecer em 2011, aos 79 anos,  vítima de câncer. 

José Alencar, Presente

Um Longo Período Democrático Sob Ameaça


Antes do presidente Lula, tivemos na presidência o Fernando Henrique Cardoso, também por dois mandatos, de 1995 a 2002. Seu vice foi o discreto Marco Maciel. Também governaram unidos. De 1995 para cá tivemos 21 anos de Democracia, com três eleições seguidas de reeleições: FHC 1995/2002, Lula 2002/2010 e Dilma 2010/2014.

Na Constituição estão definidas as seguintes atribuições do vice-presidente da República: desempenhar tarefas especiais que lhe sejam confiadas pelo presidente. Substituir o presidente, em caso de doença, viagem, ou quando o cargo se torne vago.


  

A presidente Dilma não foi feliz com o seu vice. Ao contrário do saudoso José Alencar e de Marco Maciel, que ajudaram bastante seus presidentes.  Michel Temer se bandeou para o lado dos principais adversários do PT, como PSDB , DEM, PPS E SD  para  tramar a queda de sua própria presidenta e grande aliada na tentativa de lhe  tomar o cargo através de um impeachment fraudulento.





A traição de Temer vem por fim ao grande período de estabilidade política vivido no Brasil e põe em risco o Estado de Direitos, hoje, sob a ameaça de ser interrompido.  O povo brasileiro está indignado com essa ardilosa manobra, que faz Temer entrar para história como um grande traidor da Democracia.   





Ao que se desenha, no caso de confirmação desse golpe, Temer não terá condições de presidir o país, pois a população já disse que VAI TER LUTA. O povo brasileiro quer que o mandato da presidente Dilma Housseff seja respeitado. Eleições somente em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário