segunda-feira, 2 de maio de 2016

1º de Maio de 2016 – Entre Festas e Protestos, uma explosão de consciência de classe

1º de Maio de 2016 – Entre Festas e Protestos


Havia uma dúvida no ar se o 1º de Maio de 2016 deveria ser de protesto e luta ou, se mesmo diante da complicada conjuntura nacional, caberia festejar  a data.  Veio o Grande Dia e ocorreu de tudo um pouco.  A poesia consciente permeou os atos do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. E tinha que ser assim. As trabalhadoras e os trabalhadores merecem comemorar o seu dia, sempre.  Na verdade tivemos festa com palavras de ordem e nos protestos não faltaram os momentos lúdicos.  Valeu!

A questão da resistência ao golpe estava de forma intrínseca em todos os palanques dos movimentos de esquerda. Os contrários ao  impeachment da presidente  Dilma cantaram e dançaram e a todo instante demostravam  sua indignação mediante o processo golpista.
 .


                   

Uma explosão de consciência de classe


No Rio tivemos o lindo ato na Praia do Flamengo, com música, dança, teatro, audiovisual, etc, que culminou com uma hasteg humana realizada na areia da praia:  #stop coup in Brazil.  





Em seguida a galera se reuniu na Lapa, onde havia um palco que recebeu diversas atrações musicais, poesias, discursos políticos, transmissão do jogo Vasco x Botafogo... e fechou com uma linda roda de samba.




Entre o protesto e a festa, ao decorrer do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, ficou evidente que era dia de muita comemoração por todas as conquistas da classe. Uma comemoração consciente e muito politizada.




Parabéns às trabalhadoras e trabalhadores do Brasil e do mundo. Viva o 1° de Maio !

(contribuição de Álvaro Maciel e Lino Rocca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário