sexta-feira, 27 de maio de 2016

Menina Estuprada Por 30 Homens Gera Revolta e nos Obriga a Discutir a Cultura do Estupro



É cruel, repugnante, nojento, asqueroso e completamente inaceitável , inadmissível, incabível e intolerável  a atitude machista e covarde desses 30 monstros . Parabéns aos administradores da rede sociais que retiraram o vídeo com detalhes do estupro com rapidez. 



Enquanto isso, a velha imprensa está preocupada com a “imagem do Rio às vésperas dos jogos olímpicos”. A Globo sempre do lado do grande capital. E a cultura machista mostrou todo seu vigor quando, após a tragédia  consumada, promoveu-se a circulação do vídeo da vítima  estuprada nas redes sociais.  E fica a pergunta, quais as  políticas públicas para o atendimento  às famílias das vítimas envolvidas nos casos de violência contra a mulher. Essa não é uma luta só da mulher.


           


Precisamos entender que não se trata de um caso isolado. Inúmeros crimes dessa natureza ocorrem diariamente, revelando a gravidade do distúrbio cultural em nossa sociedade. Recentemente, a presidente Dilma foi vítima de uma campanha extremante agressiva sob diversos pontos de vista. O desrespeito à mulher é uma prática vulgar em nossa sociedade, cada vez mais banalizada. 




A Cultura do Estupro


A  cultura do estupro ignora a autonomia do corpo da mulher. A teoria da “família certinha” e da moralidade contribuem  muito para que a cultura do estupro se fortaleça e se propague na sociedade. Há inúmeras formas e fontes que mostram aos jovens a agressividade contra a mulher. Por exemplo, a programação geral da TV brasileira está impregnada de informações racistas , machistas e homofóbicas, que  colaboram bastante para a existência de preconceitos e ocorrência de práticas violentas em nosso cotidiano.   Portanto o machismo chega em nosso lar diariamente, através da TV.




E os governos? São muito machistas. Não bastasse o Prefeito Eduardo Paes,  que mantem em seu governo um espancador de mulher, Pedro Paulo,  num dos cargos mais importantes de sua gestão e faz dele o seu candidato a prefeito do Rio;  agora o governo golpista de Michel Temer resolveu ajudar na difusão da Cultura Machista,  fez questão de promover uma reunião com o estuprador Alexandre Frota e seu ministro da Educação, Mendonça.  Triste e abominável. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário