sábado, 13 de maio de 2017

13 de Maio – Por um Brasil mais igualitário!

por Álvaro Maciel

É preciso combater o racismo no Brasil, pois, não haverá avanços mais profundos em nossa sociedade enquanto os problemas da população negra não forem resolvidos.

Há anos que a militância do Movimento Negro do Brasil exige a implementação de políticas públicas específicas para a população negra nos campos da educação, saúde, cultura, assistência social, habitação, dentre outros.  Ainda que pesem os avanços experimentados no âmbito de alguns governos, o Estado brasileiro não foi capaz de promover, de forma definitiva, a igualdade racial em nossa sociedade.

Ainda convivemos com a triste realidade da desigualdade de oportunidades e da falta de políticas específicas acessíveis à população negra, que continua como maioria absurda em todas as pesquisas a respeito da exclusão social.

Tudo o que se viu de conquistas que referem às políticas afirmativas, implantadas nos últimos 14 anos, está sendo destruído pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Vivemos hoje um clima de violência e perda de direitos que somente pode se comparar aos tempos da ditadura militar. Podemos afirmar, ainda, que negros e negras no Brasil não têm seu direito de ir e vir garantido. 

Precisamos, urgentemente, rever nosso formato de segurança pública. O modelo que aí está é inaceitável. As práticas policiais, por exemplo, continuam arcaicas, copiadas da polícia do Brasil Império, quando apenas uma parte da população era alcançada pelos direitos civis. 

A população negra é constante desrespeitada. Não podemos aceitar o neoliberalismo que o PSDB quer impor ao país neste momento. Será preciso muita luta e enfrentamento político para barrar esse projeto golpista que avança feroz sobre negros e negras de nosso país. 



Dedico o 13 de Maio aos militantes do Movimento Negro do Brasil, em seus diversos segmentos; que surgiu para combater e denunciar o racismo e a discriminação, em oposição ao mito da democracia racial no país, usado para desestimular a luta organizada. Por um Brasil mais igualitário!











Nenhum comentário:

Postar um comentário