quinta-feira, 18 de maio de 2017

A Cultura PT RJ no Sarau dos Trabalhadores - maio/17

 

Na sexta feira, 12/05, a Secult PT RJ participou do evento cultural Sarau dos Trabalhadores promovido pelo Mandato do Deputado Estadual Gilberto Palmares. Nesta edição Gilberto homenageou os Anistiados do Plano Collor, com lançamento de um vídeo com  diversos depoimentos dos anistiados. O evento foi realizado na sede do Sinttel – rua Morais e Silva, 94, no Maracanã.

Foi uma festa muito calorosa, onde aconteceram diversos reencontros de militantes históricos do Partido dos Trabalhadores e de simpatizantes ao Mandato do Deputado Gilberto Palmares. Os convidados curtiram os bate papos, os caldos e as atrações artísticas. O Vereador Reimont esteve presente. O vídeo foi a atração principal do Sarau dos trabalhadores organizado por Palmares para reunir companheiros, ouvir música e poesia, dançar e confraternizar.

“O momento está superdifícil, vivemos lutando para manter direitos duramente conquistados, por isso é tão importante resgatar nossa história e confraternizar”, afirmou o Deputado.

Anistiados do Plano Collor: uma história de resistência

Cento e dez mil servidores públicos foram demitidos de uma hora par outra. Muitas carreiras profissionais foram destruídas e muitas famílias foram profundamente impactadas. Uma grande quantidade de trabalhadores entrou em depressão e alguns cometeram suicídio. Esta é realmente uma história marcante, de sofrimento e luta, na qual  os demitidos durante o governo Collor de Melo deram início a longa  luta pela reintegração, que  se estende até os dias de hoje.


23 anos da Lei 8.878

Foi a Lei 8.878, que permitiu o retorno ao trabalho de milhares desses demitidos. Ela completa 23 anos neste mês de maio e para comemorar e refletir sobre a data,  o mandato do Deputado Estadual Gilberto Palmares (PT) lançou na segunda sexta-feira do mês, dia 12, o vídeo: “Anistiados do Plano Collor: uma história de resistência”, dando voz aos que sofreram na pele com aquelas medidas arbitrárias tomadas contra os trabalhadores.


Agradecimentos: 
Ao Deputado Gilberto Palmares, pelo convite e recepção. 
Ao companheiro e companheiras Hênio Costadella, Célia Cunha e Tati Guimarães, que nos ajudaram com o conteúdo, informações e fotos . 






Nenhum comentário:

Postar um comentário