sexta-feira, 12 de maio de 2017

Informes sobre o 6º Congresso do PT-RJ




“Fora Temer” e “Diretas já” marcam o Congresso Estadual do PT

Mais de 500 pessoas, entre delegados e observadores, compareceram à Uerj neste fim de semana,  06 e 07/05, participando do Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro. Nos dois dias de debates políticos, as palavras de ordem que mais marcaram o evento foram “Fora Temer” e “Diretas já”, demonstrando a disposição de luta da militância de todo o Estado do Rio. Washington Quaquá foi reeleito presidente regional do partido, para um mandato de dois anos. A composição geral da nova direção estadual ainda depende de indicações dos nomes por parte das chapas que disputaram a eleição congressual.
  
Para Quaquá, congresso estadual serviu de reconstrução do partido

“O nosso congresso serve de reconstrução do partido e, consequentemente, de reconstrução da democracia brasileira”, afirmou Washington Quaquá, presidente reeleito do PT do Rio de Janeiro. No primeiro dia do congresso estadual, Quaquá lembrou que o Rio de Janeiro é fundamental nesse processo nacional de combate ao golpe. Ele defendeu o recadastramento eleitoral de filiados do partido e a criação de núcleos partidários, acrescentando que o PT deve estar estruturado para viabilizar a candidatura de Lula à presidência da República. Quaquá ressaltou ainda que “nós temos compromissos também com quem morreu lutando pela construção do PT”.

“Nós não temos o direito de errar”, afirma Gleisi

“Nós não temos o direito de errar com essa nova oportunidade que o povo está nos dando. As pessoas olham para nós e dizem: “Você têm que fazer alguma coisa; vocês já estiveram lá!”. Um dia desses, o Lula me disse: “Eu posso esperar até 2018; mas o povo, não”. E é isso que nós estamos vendo: a fome está voltando”. A declaração é da senadora Gleisi Hoffman, do PT do Paraná, ao falar na abertura do Congresso Estadual do PT do Rio de Janeiro. Candidata à presidenta nacional do partido, Gleisi disse que “nós temos que ter a generosidade de discutir nossas diferenças, que são poucas, considerando o que temos que lutar na sociedade. Precisamos trabalhar com os movimentos sociais. Temos que ser radicais contra esse governo. Nós estamos enfrentando o capital financeiro, o empresariado e os meios de comunicação!, frisou a senadora. Ela defendeu ainda que “temos que lutar pela antecipação de eleições gerais para ainda este ano”.

“Nós subestimamos a luta de classes”, diz Lindbergh

“O que está acontecendo é a segunda intervenção imperialista na América Latina. A primeira foi na época das ditaduras militares na região. E agora tem uma segunda intervenção. O neoliberalismo não rima com democracia e por trás disso tudo estão os Estados Unidos. Nós sofremos um golpe de classe e subestimamos a luta de classes. A gente tem que diminuir internamente a briga de tendências e discutir mais o PT”. A afirmação é do senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, ao participar do primeiro dia do congresso estadual.  Lindbergh, que é candidato a presidente nacional do partido, disse que, “hoje, já existe formada uma maioria que garante a eleição da Gleisi como presidente do partido, mas vou continuar percorrendo o país para discutir o fortalecimento do PT. Fragilizar o PT é fragilizar os trabalhadores brasileiros. Nossa bandeira tem que ser a luta pela antecipação das eleições gerais e colocar o Lula de volta na presidência da República. Mas não me peçam pra depois fazer conciliação com a Rede Globo. Tem que ter povo mobilizado; temos que ter um novo programa, fazer reformas de base”, destacou.

Fonte: Secretaria Geral do PT do Rio de Janeiro - maio de 2017

Secretário geral do PT do Rio de Janeiro: Jorge Florêncio

Redator: Fernando Paulino (Reg. Prof. 12.682 – SRT-RJ)


Presidente regional do PT do Rio de Janeiro: Washington Quaquá


Credenciamento

Juventude Presente







Nenhum comentário:

Postar um comentário