segunda-feira, 8 de maio de 2017

Deu Macron - viva a França e sua democracia!



                                                                                                                  (por Álvaro Maciel)

Quando se fala em democracia podemos afirmar que a França é uma referência exemplar. E mais uma vez ela vira notícia pelo belo exemplo que deu ao mundo, neste domingo, 07/05, ao eleger seu presidente, com 65,5% dos votos, contra 34,5% de sua adversária. Foram apresentadas, no 1º turno, 11 propostas diferentes. O povo francês pode escolher, com tranquilidade, entre as duas que foram para o 2º turno. É importante destacar o clima democrático, onde as diferenças foram tratadas no campo das ideias e não da disputa odiosa.  

As eleições francesas nos mostram um quadro interessante; a vitória de Emmanuel Macron, que soube defender sua proposta programática, de centro, teve um tom bem diferente daquele formato truculento e populista de Trump, que vimos no EUA. Com apenas 39 anos, Macron convenceu o povo francês de que é preciso renovar, porém, com moderação. Uma vitória esmagadora sobre, Marine Le Pen, de extrema direita, que preferiu apostar no descontentamento da população. Um sensacionalismo que não colou.




Enquanto no Brasil, campeões e derrotados dos campeonatos estaduais, curtem a ressaca da vitória ou da derrota; o povo francês curte e comemora a vitória de um projeto político para seu país, concebido de forma republicana. Sou flamenguista e não escondo que estou daquele jeito; vibrante, aliviado e alegremente ressacado. Todavia, não me sai do coração e da mente aquele desejo de ver o povo brasileiro discutir, conceber e eleger o seu projeto de país.  

Em 2016 o Brasil sofreu um golpe de Estado, com o afastamento de uma presidente eleita pelo povo. 
O golpe deu início a um processo continuado de ataques à C.F./88, visando à extinção de direitos dos trabalhadores. Os governantes ilegítimos farão de tudo para manter o poder, a começar pela eliminação de seus adversários e/ou prorrogação do mandato.  Uma vez o golpe instaurado, o seu aprofundamento é consequente.

Somente com o restabelecimento da democracia brasileira poderemos voltar a comemorar vitórias cotidianas plenamente, inclusive, no futebol. Parabéns aos times campeões. Merecemos pelo menos esse alento. Vamos torcer e lutar para que seja campeã também a nossa democracia!


  











Nenhum comentário:

Postar um comentário