domingo, 12 de junho de 2016

A Gestão da Cultura no Horizonte Democrático

De cabeça erguida eu volto para a minha militância na sociedade civil, volto para a música, para o trabalho audiovisual e também para jogo democrático, pois tentarei esse ano uma vaga na câmara de vereadores para seguir , agora quem sabe com um mandato, firme no compromisso com a cultura, de onde jamais me retirei.

Muito ainda por fazer mas alguns passos importantes demos na direção certa. Seguindo as orientações das conferências de cultura, não precisamos inventar a roda, estava tudo ali e na medida do possível, conseguimos avançar em vários pontos. Tivemos em Niterói uma gestão focada na democratização da cultura  e também lutando contra tudo e todos na questão da democratização das  comunicações......essa luta mais difícil pois o medo, o tabu e a burocracia ainda imperam, mas plantamos também aí alguma sementes.

A gestão participou de 100% das reuniões do conselho de cultura e intensamente da construção do Sistema Municipal (Fundo, Conselho deliberativo e Plano) de quebra ainda criamos uma lei Municipal de Incentivo a Cultura: afinamos a gestão com o que de melhor foi formulado  e idealizado pelo MINC na última década.

Também realizamos  shows maravilhosos como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Andy Summers, Martinália, e por aí vai....tudo 0800 nos espaços públicos da cidade, mas ainda assim, para mim evento é vento e procuramos mais do que isso, deixar outros legados para a cidade.

Acabamos na secretaria com a Prática do “quem indica” , dos shows apenas para os “amiguinhos do rei”. Introduzimos  Editais para a utilização do Teatro Municipal, do Arte na Rua, e de tantos projetos. Enfim, democratizamos  o acesso dos artistas aos espaços e oportunidades abertas pela secretaria.

Teve também o Projeto Aprendiz, ampliado com mais de mil jovens da rede pública de ensino atendidos,  aprendendo música de primeira qualidade. Outro Projeto interessante foi o semente que entrou em  várias  Comunidades  carentes .  E a cidade ficou mais alegre e leve com o  “Arte na Rua” e levou para as ruas centenas de apresentações de artistas da cidade nos mais diversos pontos de Niterói e das mais diversas modalidades artísticas como música, teatro, DJ, Poesia, Contadores de História e por aí vai.


Conseguimos também trazer do Ministério da Cultura o projeto Cultura Viva,  que ainda esse ano implementará  Pontos de Cultura na cidade, capacitará jovens e premiará ações culturais.
Outra ousadia foi a “pegada Eco Cultural”, compreendendo a problemática ambiental como uma questão que também envolve a cultura. Com a ajuda do parceiro Carlos Minc, então secretário de ambiente, conseguimos  trazer projetos e recursos importantes como os que viabilizam o Niterói Eco Cultural  (R$ 1.800.000,00) , unindo Cultura  e meio ambiente, eco musica, eco moda e Eco design, trabalhando com criatividade reciclagem e arte. 

E dialogando com a questão da democratização da comunicação, que ao meu ver é o grande funil que impede o acesso dos artistas ao grande público e o acesso do público aos artistas; com o apoio do parceiro Jorge Bittar, ex deputado e ainda presidente da Telebrás, uma emenda de  R$ 1 milhão que viabilizará a construção do SIDARTE – Sistema Integrado de Inclusão Digital, Arte e Educação - convênio 804080/2014 Ministério da Ciência e Tecnologia. Trata-se de um Estúdio Escola de capacitação e Produção audiovisual e fonográfica que servirá a Niterói Discos e também ao Futuro Canal da Cidadania (TV Digital Pública com sinal aberto) . O Dinheiro já está em caixa na FAN e a obra terá início em 1 mês. 

Também  com a Telebras, idealizamos  o Projeto SIDARTE 5C – Corredor de Conexões Culturais Científicas e de Cidadania . Trata-se de um projeto que une a Telebras, Prefeitura e UFF e que ligará por Fibras óticas o estúdio Escola e o futuro Canal da Cidadania ao Teatro popular, Teatro Municipal, Teatro da UFF , auditórios da UFF , Escolas Municipais e a futuro Polo Tecnógico, Península da Inovação da UFF.

Sobre o Canal da Cidadania - (http://canaldacidadania.org.br/cidades-com-canal-da-cidadania/) - conseguimos que o Prefeito Rodrigo Neves solicitasse ao Ministério das Comunicações a concessão de um canal da Cidadania para Niterói. Essa futura emissora pública de TV digital é na verdade não uma, mas 4 canais de TV, sendo que 1 municipal, 1 estadual e 2 comunitários. A coisa ainda está presa na burocracia e agora com esse golpe que acabou com o Ministério das Comunicações ainda não sabemos como isso ficará. Mas de qualquer forma fizemos  o dever de casa. 

Outro projeto que conseguimos dar o primeiro passo em termos de descentralização dos aparelhos de cultura, criando outros espaços pela cidade, foi  projeto do Centro Eco Cultural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que se tudo der certo construiremos com recursos do FUNBIO - Protocolo n°: 20130927165817150, a sede do Parque, espaços para educação ambiental, sede para guarda florestal, recepção de turistas e um anfiteatro para 600 pessoas .
Enfim, depois de 3 anos e 4 meses na Secretaria de Cultura de Niterói me despedi do cargo de subsecretário com o sentimento de dever cumprido, de que dei o meu melhor e de que fiz parte de uma gestão histórica da cultura da cidade.

( Claudio Salles - Niteroi, 12/06/2016 )







 Fotos: Ato de criação da Frente Brasil Popular - Niteroi 


Nenhum comentário:

Postar um comentário