sexta-feira, 10 de junho de 2016

O Realismo Fantástico da Política Brasileira



Estamos acompanhando há alguns meses diariamente no Brasil o panorama político que tem se desenrolado tal qual uma novela de Dias Gomes, um dos nossos maiores expoentes da narrativa literária conhecida como “Realismo Fantástico”. Uma manifestação cunhada em ações estranhas e incomuns na Sociedade Latino Americana e que tem em Gabriel García Márquez seu grande Mestre, que nos deixou e 2014.



O que temos visto, infelizmente é bem real, e afeta a vida da sociedade Brasileira de sobremaneira a nos colocar num “atraso social econômico de 50 anos atrás”...!!! O show de cinismo e hipocrisia que vivenciamos na Câmara dos Deputados Federais no dia  votação da admissibilidade do Processo de Impedimento da Presidenta Dilma Rousseff paralisou o Brasil de maneira abrupta.  Revelou à sociedade brasileira e ao mundo a má formação, o rebaixamento político ideológico e o grau de fisiologia que comanda as ações do Parlamento Brasileiro. Tudo isso, entre muitas aspas, com a aprovação e participação popular.

A Falência da Democracia Representativa


Tais parlamentares, deveriam ser os representantes do povo, democraticamente eleitos para cuidarem das demandas e soluções  dos problemas da sociedade. Mas o que ocorre na realidade da política brasileira é exatamente o contrário: a maioria dos eleitores, onde se inclui os segmentos mais frágeis e sofridos da população, não são alcançados por essa  representatividade. 



Eis que com a aprovação,naquele cenário de horror e num dia triste para a jovem Democracia Brasileira, a ficha caiu para os 54 milhões de eleitores da presidente Dilma e até para muitos dos que não votaram nela, porém sentiram a mão pesada e golpista na condução de um  processo de impeachment ao Senado Federal somente para  cumprir ritos meramente construídos através de acordo espúrios, favoráveis aos interesses de  poucas pessoas, cujas prioridades passam ao largo da Democracia Representativa e da Maioria da Nação.  



O Parlamento cumpria a tarefa de tentar  deslegitimar uma Presidenta eleita pelo voto direto e que não cometeu crime de responsabilidade, haja visto que muitos  Parlamentares, seja na Câmara ou no Senado Federal,  realizaram em suas recentes gestões, estaduais ou municipais,  prática semelhante à aplicada gestão financeira  federal.   

Ocorre que no coração dessas assimetrias e distorções políticas está o corroído Sistema Político Eleitoral Brasileiro, com o tal “financiamento privado” que há muito vem causando estragos irreparáveis ao país. Recentemente foi proibido o financiamento privado via empresas, mas nas próximas eleições estará valendo para pessoa física.  

(Por Rodrigo Nascimento Polycarpo) 


10/06/16 – Dia Nacional de Mobilização  Fora Temer. Neste dia tão importante na resistência ao golpe de Estado, em curso no Brasil, o Blog da Cultura publica dois textos engajados à luta:

A Cultura Machista  Contra a Presidenta Dilma  ( por Rachel Buthers )
O Realismo Fantástico da Política Brasileira ( por Rodrigo Nascimento Polycarpo)

#Fora Temer  #NãoaoGolpe #NenhumDireitoaMenos
#aculturanãoreconhecegovernogolpista





Nenhum comentário:

Postar um comentário