sábado, 11 de junho de 2016

"POUCOS, A NÃO SER OS POBRES, SENTEM PELOS POBRES. "


Primeiramente, fora Temer!

Agora sim. O título escolhido é uma frase da revolucionária e lutadora Rosa Luxemburgo. Uma ode aos pobres no intuito de lutarem pelos seus direitos. Momento onde a burguesia nacional, em conluio com os conglomerados financeiros internacionais,  tenta aplicar um golpe brando no Brasil. 

Vivemos Sim Um Momento de Luto e de Luta


Luto pois direitos à diversidade, à justiça social, à igualdade de raça, classe, gênero parcialmente conquistados a duras penas na era Dilma-Lula foram usurpados por um governo ilegítimo de Temer e seus lacaios. A ponte para o futuro quer na verdade nos levar ao passado, aos anos 90 onde os privilegiados não estavam nem aí para os mais pobres, onde o Estado não intervia na economia, onde o salário-mínimo era de R$ 64,79 e a soberania do país era entregue ao FMI de bandeja bem barata, a privatização de tudo era a modernização. Olha lá, cara pálida!

Mas a dor do luto pode também trazer a força da luta. Ocupar e resistir. Nenhum direito a menos. Capaz de unir movimentos sociais, culturais, coletivos, partidos de esquerda de várias tendências, artistas, intelectuais. O Ocupa MinC no Palácio Gustavo Capanema é sinônimo deste momento de resistência nacional. Em todo o país, soa a mesma palavra FORA TEMER. Muito bom ver a classe artística mobilizada em conjunto sem sectarismo, pois sabem o que está em jogo é a retirada de direitos duramente conquistados. Nos últimos treze anos, mesmo com um orçamento de menos de 1%, o Ministério da Cultura Gil-Juca conseguiu implantar políticas públicas para os pobres de cultura. Sim, os pobres também querem cultura. Sistema Nacional de Cultura, Ponto de Cultura, Vale-Cultura, Encontros setoriais de Cultura, Fomento à Cultura.

"Do Pensamento Único à Consciência Universal"


Nunca antes do Brasil se viu tanto estímulo ao produtor cultural, agente cultural, artista! Nunca antes se falou tanto de cultura! Nunca antes! Índio com equipamentos audiovisuais transmitindo um filme produzido pela tribo sobre a tribo para outra tribo de outra etnia. Arte negra feita por negro sobre negro para outro negro. Apenas para citar algumas revoluções culturais. Tá incomodado, cara pálida? Lembra do Milton Santos quando profetizava “Do pensamento único à consciência universal”? Pois é. Nossa luta é e sempre será contra a cultura do pensamente único em prol do pensamento e expressão das diversas matrizes culturais que formam nossos símbolos, fábulas, mitos e ritos. 

E o Temer o que fez com isso? Primeiro excluiu o Ministério da Cultura como o de Mulheres, Direitos Humanos e Igualdade Racial. Para que,né? Somos um país com igualdade de direitos, né? Tá bom, cara pálida! Depois tentou colocar uma mulher no Ministério para tentar calar a boca dos críticos ao seu (des) governo e não teve sucesso. Colocando por fim, o Marcelo Calero como tapa buraco.

"Pobre Também Gosta de Coisa Boa"


Que os pobres tenham voz, corpo e alma. Falem os pobres, os que necessitam da diversidade cultural, da educação humanista, da saúde de qualidade, da vida com oportunidades. Afinal é deles o reino dos céus. Mas por que não pode ser o reino da terra? Por que não ter igualdades de oportunidades?. Teríamos melhores profissionais, melhores pessoas, melhores empreendedores. Como diz Lula: “pobre também gosta de coisa boa”. Nenhum direito a menos. A luta continua companheiras e companheiros.



( por Geovane Barone - Rio, 11/06/2016 )








Nenhum comentário:

Postar um comentário